EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Pintura em tecido no atelier “Artes e Saberes” em Celorico de Basto

Pintura em tecido no atelier “Artes e Saberes” em Celorico de Basto

Celorico de Basto acolheu o atelier “Artes e Saberes” o workshop “Pintura em Tecido” uma iniciativa, integrada no Dia Municipal para a Igualdade, direcionada a pessoas desempregadas com o intuito de lhes “dar mais uma ferramenta na procura do emprego”.

Isabel Santos, participante neste workshop, destacou que, ainda, há um longo caminho a trilhar no que concerne à igualdade e à não discriminação como nos disse

“Tenho uma incapacidade superior a 60% e apesar dessa incapacidade não ser visível é um entrave na entrada no mercado de trabalho, felizmente, eu sou uma lutadora e nunca baixei os braços e apesar da minha incapacidade pretendo criar o meu próprio atelier de criatividade, costura e artesanato, online com apoio da plataforma youtube. Quero fazer costura criativa, fazer os meus moldes, uma coisa diferente e colocar as pessoas a ver, a aprender, e quem sabe mudar vidas”, disse.

Fotografia: Celorico de Basto

 Isabel sempre foi autodidata ao longo da vida, e foi a paixão pela costura que a fez criar, há anos atrás, a própria fábrica, uma confeção, e foi a incapacidade que a fez abrandar.

”Este atelier é muito importante e motivador e foi neste género de ações que senti o incentivo para colocar a minha ideia em prática, o meu sonho” afirmou.

Citada em comunicado, a vereadora da Ação Social, Maria José Marinho, realçou que “são estes sonhos que nos motivam a fazer mais e melhor pelas nossas gentes”.

Fotografia: Celorico de Basto

 “Percebemos que estamos a fazer a diferença na vida das pessoas e isso é o mais importante na nossa intervenção. Este atelier além da função de ensinar tem sobretudo, a função de motivar e incentivar ao empreendedorismo criando confiança para um futuro mais promissor”, afirou.

A coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social, Elisabete Coelho, referiu que “atelier de pintura em tecido procura dar novas experiências às pessoas para que daqui possam retirar novas ideias e adquirir conhecimentos que as ajudem na procura do emprego e na criação do seu próprio negócio. Estamos a pintar almofadas, aventais, sacos, materiais produzidos anteriormente neste atelier mas é intenção que, ao aprenderem a técnica a possam aplicar em outras peças e quem sabe promover também a sustentabilidade com a reutilização de tecidos gastos ou em fim de vida”.

Fotografia: Celorico de Basto

A técnica, pintura em tecido, foi ensinada artesão Vítor Resende, da Associação Teque, parceira da iniciativa.

Falando desta técnica, o artesão afirmou que que esta “é a primeira iniciativa de muitas que pretende desenvolver”, salientando estar “ciente de que as artes devem estar sempre presentes no desenvolvimento pessoal de cada pessoa, são a base de toda a criação artística”.

A próxima iniciativa a desenvolver no atelier “Artes e Saberes” está agendada para hoje e denomina-se “Costura criativa”, atividade que será replicada no dia 7 de novembro.

A ação foi desenvolvida pelo CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o município e visa “ dar novas competências às pessoas que frequentam o atelier e não só, uma vez que a ação foi aberta a todas as pessoas desempregadas”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade