Procurar
Publicidade

Castelo de Paiva: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude recebidos na câmara municipal

Castelo de Paiva: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude recebidos na câmara municipal

Depois da cerimónia de receção, realizada na Câmara Municipal e na Igreja Paroquial de Sobrado, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que decorre no próximo ano na cidade de Lisboa, estão a percorrer o concelho de Castelo de Paiva, parando em vários pontos do território municipal.

A autarquia destaca que “o itinerário da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, símbolos que marcam a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) atravessam as 22 vigararias da Diocese do Porto até ao final de Outubro, numa corrente de oração, partilha e convívio”.

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

Ao final da tarde, aconteceu a cerimónia da “receção dos símbolos em frente ao Anjo de Portugal, na Ponte Hintze Ribeiro, seguindo até ao Largo do Conde, transportados também pelos Bombeiros Voluntários locais, cumprindo o Percurso 1, passado por S. Martinho e Fornos, sempre na companhia de uma “ escolta “ do Moto Clube Paivense”.

Na cerimónia realizada na Câmara Municipal, ao lado do Padre Jorge Nunes, do Comité Organizador da Diocese do Porto, e dos padres locais Fernando Sérgio, Tiago Santos, Hugo Cunha, o presidente José Rocha falou na “grande festa da juventude, numa peregrinação de grandeza mundial, uma expressão da igreja universal num momento forte da evangelização pelo Mundo, com o Papa Francisco, com milhares de jovens a celebrar a sua fé e pertença à sua igreja”.

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

O chefe do executivo reforçou que a “juventude é um elo fundamental para a subsistência da igreja”, e recordou a “citação bíblica escolhida pelo Papa como lema destas Jornadas Mundiais, frisando que, os jovens não se devem acomodar, mas procurar ser protagonistas de um Mundo mais justo e fraterno, evidenciando orgulho por receber estes símbolos nos Paços do Concelho e no território municipal”.

O autarca realçou ser “gratificante enquanto autarca poder participar nestes atos, num misto de alegria e emoção, partilhado por tantos paivenses, que mostram com orgulho que esta terra sabe receber”.

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

 Ainda na noite desta segunda-feira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorreram os “percursos 2 e 3, entre Sobrado e S. Martinho, com paragem no Campo de Futebol Manuel Emílio dos Santos, passando por vários lugares da freguesia de Sardoura, antes de regressar ao Auditório Municipal, em Sobrado, e à Igreja Matriz”.

Já esta terça-feira, a “comitiva seguiu para a freguesia de Real, passando também pelo território de Bairros, rumando depois Escola Secundária onde realizou uma paragem, fazendo de seguida o trajeto pelas terras do Paraíso e Raiva, chegando a Oliveira do Arda às 11 horas, com passagem pela EB 2.3 do Couto Mineiro do Pejão”.

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

“Na sexta parte do percurso, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude partem junto da Capela da Senhora das Amoras, subindo pela estrada das cruzes, e por Serradelo até ao Santuário de S. Domingos da Serra, onde se realizou um momento de reflexão, um convívio e o almoço partilhado, seguindo depois por Pedorido, para Labercos, onde os símbolos são recolhidos para seguirem viagem até outro município do Vale do Sousa”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada. 

“Com passagens por mais de noventa países, a presença dos Símbolos da JMJ em Castelo de Paiva foi uma oportunidade única para os jovens paivenses sentirem, tão perto, esta presença religiosa, agradecendo, em primeiro lugar, a João Paulo II, o Papa que foi o principal responsável pela criação da Jornada Mundial da Juventude, em 1986”, acrescenta a nota de imprensa.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade