EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Banda Marcial de Bairros promoveu concerto de encerramento de época 2022 e celebrou 212 anos de existência

Banda Marcial de Bairros promoveu concerto de encerramento de época 2022 e celebrou 212 anos de existência

A exemplo de anos anteriores, a Banda Marcial de Bairros, em Castelo de Paiva, promoveu nas instalações do Agrupamento de Escolas de Sobrado, o seu convívio e concerto de encerramento, numa iniciativa que contou com a presença de dirigentes, associados regente e músicos que integram a reconhecida filarmónica paivense, que já conta 212 anos de existência.

 Depois do concerto e da homenagem a músicos, sócios e individualidades, o almoço de confraternização reuniu mais de 300 pessoas.

Citado em comunicado, o presidente da direção, Gualter Rocha, considerou que este é sempre um momento por todos desejado, depois de dois anos de interregno e depois de uma época de intensa atividade, com participação em festas e arraiais pelo país e em iniciativas municipais.

Gualter Rocha fez um balanço positivo da temporada, salientando que esta acabou por ficar acima das expectativas, traduziu-se numa boa participação e um regresso em força, destacando-se a presença na Festa do Senhor na Semana Santa, em Zamora-Espanha.

O dirigente falou nas obras de remodelação da sede social, que estão a entrar na fase de conclusão, e enalteceu os “gestos amigos e altruístas de quem tem ajudado a associação nas mais diversas formas, a ultrapassar este desafio e a concretizar esta obra tão desejada, urgente e necessária”.

O dirigente relevou “o trabalho desenvolvido ao longo do mandato diretivo que agora termina e a importância de festejar a efeméride, porque há três anos que não se celebrava o aniversário”.

Gualter Rocha recordou o “passado reconhecido e glorioso da Banda Marcial de Bairros, que soube impor-se graças a um assinalável crescimento técnico, agora com jovens e experientes músicos, ajudando a consolidar e a exaltar o mérito e o prestigio que esta banda musical orgulhosamente apresenta”.

Recorde-se, foi já distinguida pela Edilidade Paivense com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Gualter Rocha deixou, ainda, uma palavra de grande apreço ao maestro Rui Sampaio, sempre na” expectativa do êxito, aos restantes dirigentes e colaboradores, que não poupam esforços para suplantar dificuldades, para a manter viva a banda, bem como um agradecimento especial aos músicos, a todos eles que, ao longo de gerações compuseram elencos e foram pilares fundamentais da sua existência”.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira elogiou o trabalho realizado pela banda em prol da cultura paivense, evidenciando esta história de sucesso com mais de dois séculos de existência.

Almiro Moreira destacou ainda, o espírito bairrista sempre presente nestas louváveis iniciativas e todos aqueles que foram contribuindo para a grandeza desta instituição cultural.

Já o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, elogiou “o notável contributo que a filarmónica tem dado à cultura paivense ao longo de tantos anos, sublinhando que, as bandas de música do concelho estão, com inteira justiça e de modo inequívoco, na primeira linha daqueles que merecem o reconhecimento municipal pela sua relevantíssima atividade nas áreas da música e da cultura, pela sua entrega e dedicação à causa pública”.

 O programa festivo contemplou uma romagem ao cemitério em homenagem de sócios e músicos já falecidos, um concerto comemorativo sob a regência do maestro Rui Sampaio, na Sala Multiusos da Escola Secundária de Castelo de Paiva.

O cartaz integrou, também, uma homenagem a músicos, sócios e individualidades que se destacaram no apoio e colaboração à filarmónica ao longo do ano, terminando com um almoço de confraternização e animado convívio musical.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade