EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Baião recebeu workshop sobre violência doméstica contra idosos

Baião recebeu workshop sobre violência doméstica contra idosos

O auditório municipal de Baião foi palco, esta segunda-feira, um workshop sobre violência doméstica contra idosos numa iniciativa da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, no âmbito da Comunidade intermunicipal do Tâmega e Sousa – CIM-TS.

Esta iniciativa esteve incluída no ciclo de encontros sob o lema, “A conversar podemos eliminar a violência”, desta vez com o tema: “Violência Doméstica Contra Idosos: Realidade e Soluções”.

A sessão foi conduzida por Irina Narquel, assistente social e técnica de apoio à vítima na Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (A.S.M.A.B.).

No encontro foram abordadas diversas temáticas relacionadas com as várias vertentes da violência doméstica, com particular enfoque na violência contra idosos.

Fotografia: Câmara de Baião

“A sessão, especialmente dirigida aos profissionais com intervenção junto de vítimas de violência doméstica, contou com participações de diversos profissionais do setor intervenção social comunitária, elementos da GNR, dirigentes de coletividades de âmbito social e utentes de instituições sociais do concelho e de outras regiões, num total de 102 participantes”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destacou a importância do tema e elencou os apoios e serviços que o município promove e disponibiliza na área social, nomeadamente, o “Gabinete de Apoio à Família, os programas de “Fundo Social de Baião”, “Via Verde Família”, a Linha Amiga, os Centros de Relação Comunitária, a Estrutura Municipal de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, entre outros”.

O autarca relembrou que, no âmbito do protocolo celebrado aquando da recente visita do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vai ser disponibilizado “alojamento para as vítimas de violência doméstica, ou para casos em que seja necessário o acolhimento”.

“ Esta nova valência resultará da reabilitação das atuais instalações das casas de Função e de Guarnição, afetas ao de Posto Territorial da GNR de Baião”, acrescenta o comunicado.

O chefe do executivo revelou, ainda, que o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, vai ser apresentado numa das próximas reuniões de câmara, tratando-se de um documento estruturante e que constitui mais um passo importante no sentido da justiça social.

O presidente da Câmara Municipal de Baião apontou, por outro lado, as políticas que têm vindo a ser seguidas no sentido da “melhoria da qualidade de vida dos baionenses, não apenas no setor social, mas também em todos os outros domínios”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e vereador do pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, fez o encerramento da sessão, sublinhando a importância e atualidade do tema em debate e agradecendo a escolha de Baião para a realização do encontro.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade