Arranca hoje mais uma edição do festival literário Escritaria onde a homenageada será a malograda poetisa Ana Luísa Amaral, falecida no passado mês de agosto. O Escritaria dedica-lhe um vasto programa que se prolonga pelos próximos oito dias.
A visita guiada ficcionada pelo património literário de Penafiel, com passagem assegurada por locais como a Praça Municipal e a Casa dos Bolinhos de Amor, deu início, este domingo de manhã, a mais um Escritaria.
Na primeira edição póstuma do historial deste evento literário, Ana Luísa Amaral será evocada ao longo dos próximos sete dias através de colóquios, recitais e adaptações dramatúrgicas e, como é hábito, a baixa da cidade penafidelense vai ser “contaminada com literatura em todos os cantos e recantos e das mais variadas formas”, revela a organização.
Neste dia inaugural, as atenções vão estar concentradas, de manhã, na sessão “Viajar nas estrelas”, de Cândida Luz, no Cinemax, e, ao final do dia, na apresentação do livro dedicado a Germano Almeida, autor em destaque na edição do festival do ano passado.
Fernando Pinto do Amaral, Luís Filipe Castro Mendes ou Filipa Leal estão entre os convidados da edição deste ano, cujo programa integra também a exibição do documentário “Entre dois rios e outras noites: trechos de um filme comentado”, de Nuno F. Santos.
Sublinhe-se que o evento literário prolonga-se até ao próximo domingo, dia 23, e o Novum Canal vai dar-lhe todas as informações sobre o mesmo.