Publicidade

(C/VÍDEO) Vice-presidente da Câmara de Penafiel releva importância da Sopa Seca no contexto das romarias e capacidade de perdurar no tempo

Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, enalteceu, em declarações ao Novum Canal, a importância e o valor cultural que tem hoje a Festa em honra da Senhora do Rosário, no contexto das romarias e festividades do concelho, que fazem deste um território culturalmente diferenciador.

“Quero, desde já, felicitar a comunidade, a comissão de festas e a Junta de Freguesia de Duas Igrejas, pelo regresso em grande esta festividade, porque, de facto, após dois anos de interregno devido à Covid-19 assistimos a uma forte mobilização da comunidade e do público a esta freguesia, permitindo colocar esta localidade no mapa”, frisou,  

O vereador recordou que a notoriedade desta festa extravasa os limites do território, existindo inúmeros emigrantes que aproveitam a sua realização para tirar férias e deslocarem-se à terra para assim participarem na festividade.

“Há muitos emigrantes que se deslocam a Duas Igrejas para viverem e participarem na Festa da Sopa Seca. Esta é também uma época das vindimas e a sopa seca está, por tradição, ligada às vindimas”, atalhou, asseverando que todas as freguesias são ricas em tradições, usos e costumes, sendo que o concelho e o território caracterizam-se por essa diversidade cultural.

“A muito curto prazo vamos realizar a Festa de S. Martinho, que é, também, um evento ímpar que traz a Penafiel milhares de pessoas e ao longo do ano existem inúmeras romarias e festividades que são igualmente conhecidas pelo seu valor cultural”, assinalou.

Referindo-se, ainda, à Festa da Sopa Seca, o autarca apontou a intervenção que está a ser feita no recinto que acolheu esta festividade.

“Este é um trabalho que tem vindo a ser feito ao longo de anos, estamos a falar de uma área de intervenção significativa, que está a ser executada de forma faseada, mas temos implementado melhorias, que permitem acolher uma festa destas dimensões, mas, também, de outros eventos”, confirmou, precisando que este recinto está, sobretudo, ao serviço da comunidade.

“É gratificante investir em determinadas obras percebendo que esses espaços são posteriormente apropriados pelas pessoas. Queremos promover a dinâmica cultural e recreativa”, acrescentou, reiterando que a autarquia em articulação com outros agentes e atores da freguesia tem procurado promover, junto dos mais novos, a sopa seca e o que esta representa enquanto valor cultural e gastronómico.

“O produto gastronómico, a sopa seca, considerado a sobremesa dos pobres, era usado na altura das vindimas, é um produto que percorreu um período longo e que é hoje muito apreciado até mesmo pelos mais jovens. A capacidade de valorizar as memórias e os recursos endógenos é fundamental. Um concelho com história é um concelho com memória e com futuro”, adiantou.  

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade