Publicidade

(C/VÍDEO) “Festa da Sopa Seca tem ganho expressão e dimensão no concelho e na região”, adianta presidente da junta

O presidente da Junta de Freguesia de Duas Igrejas, Nélson Rocha, admitiu, em entrevista ao Novum Canal, que a festividade em honra da Senhora do Rosário é um evento que tem vindo a ganhar notoriedade e visibilidade pela marca que representa hoje a Sopa Seca.

“Cada vez mais a festa tem ganho uma relevância pela marca em si, pela sopa seca, e espero que seja uma festividade reconhecida no concelho e a nível nacional”, disse, salientando que esta festividade tem vindo a ganhar dimensão e peso ao longo dos anos.

“Há muitos anos atrás incidia mais na parte religiosa, hoje, a animação tem já um peso significativo, pelo que adaptamos este evento à realidade, não esquecendo a tradição”, afirmou, adiantando que Duas Igrejas é conhecida pela Festa da Sopa Seca uma vez que a festa coincide com a altura das vindimas.

“Por tradição, as famílias eram numerosas, tinham poucos recursos financeiros e mimavam as pessoas que participavam na vindima com este doce, que é uma iguaria barata, as que toda a gente gosta”, precisou, sustentando que a sopa seca é, hoje, um doce que se disseminou e uma marca reconhecida pelo seu valor gastronómico cultural.

O chefe do executivo da junta de Freguesia de Duas Igrejas confirmou ter sido um orgulho ter sido possível voltar a comemorar a Festa em Honra da Senhora do Rosário.

“Estávamos todos ansiosos pelo seu regresso e para a comunidade é o momento mais importante, em que as pessoas aproveitam para estarem com os amigos e a família. Para a junta de freguesia esta festa representa muito para os habitantes e queremos que esta se mantenha e que a tradição perdure”, confessou, relevando o apoio que a Câmara de Penafiel deu com a compra do recinto e na realização da obra.

“Este era um espaço que todos pretendíamos e o objetivo é tornar este local ainda melhor. Este espaço permite ter outra organização e é um espaço saudável”, afirmou, reconhecendo que o retorno económico desta festividade é, igualmente, importante.

“Percebemos que as pessoas procuram a restauração, o vinho doce, ganha o comércio da restauração, os cafés, as lojas e mesmo as pessoas em casa que aproveitam para vender a sopa seca e o vinho doce”, referiu.

O autarca destacou, por outro lado, que esta festa integra, conta também, com a presença das barraquinhas que vendem além da sopa seca outros procutos alimentares.

“Queremos que a festa seja reconhecida pela patente, pretendemos, ainda, dar continuidade ao processo de legalização da confraria e continuar a promover este produto que é um produto cultural gastronómico muito apreciado”, atalhou, adiantando que a cobertura mediática realizada neste fim-de-semana irá contribuir para a afirmação da festividade e da marca sopa seca.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade