O projeto da ciclovia, que ligará Paços de Ferreira, Carvalhosa e Freamunde, tem a 1ª fase praticamente concluída, seguindo-se agora a sua continuação até à cidade de Freamunde.
Estas obras da 2ª fase agora iniciadas foram ontem visitadas pelo presidente da Câmara Municipal, presidente da Junta e vereadores. “Trata-se de um investimento financiado por fundos comunitários, no valor de aproximadamente 1,3 milhões de euros, e que permitirá ter as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, bem como a importante zona comercial de Carvalhosa, unidas através de uma infraestrutura moderna e com enormes vantagens em termos de mobilidade urbana e também ambientais”, refere fonte da autarquia.
Ao longo de toda a extensão da ciclovia, estão a ser plantadas 220 novas árvores, com uma altura mínima de 2 metros.
“Esta obra integra a rede estruturante do concelho, inscrita no PAMUS, e permitirá reequilibrar a distribuição do espaço público por todos os utilizadores, potenciando a utilização de modos de transporte não poluentes e consequentemente amigos do ambiente”, sublinha a mesma fonte.
A faixa ciclável será única e bidirecional, em betuminoso pigmentado a cor vermelha, com uma largura útil de 2,60 metros, numa extensão de aproximadamente 2,4 km. A ciclovia será acompanhada por um passeio pedonal com largura variável igual ou superior a 1,50 metros, delimitados por guia de granito e pavimento em microcubo.
As obras desta 2ª fase, que agora se iniciaram, têm como prazo de conclusão o verão do próximo ano.