Nahuel D’Aquila dá terceira vitória consecutiva ao sprint à equipa no 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias

Creditos Foto Igor Martins Global Imagens 4 | NOVUM CANAL

Depois das duas vitórias de Tomás Contte, a equipa Aviludo-Louletano-Loulé Concelho conquistou, este sábado, a terceira ao sprint com Nahuel D’Aquila, em Valongo.

A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em nota informativa, que o “argentino chegou num grupo de cinco corredores, batendo num sprint apertado Gonçalo Leaça (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar), que fechou na segunda posição, e Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), que terminou em terceiro”.

A federação avança que “na sexta etapa do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias os corredores tiveram de enfrentar um percurso de 132,7 quilómetros, que teve partida e chegada em Valongo”, salientando que a “primeira movimentação surgiu logo ao quilómetro cinco, mas a equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, comandou o pelotão até que o grupo de oito corredores fosse alcançado”.

Ao quilómetro 30 formou a fuga do dia, com Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense), Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), António Ferreira e Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO, Nuno Meireles e Nahuel D’Aquila (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho)”, fazer parte do grupo composto por 13 corredores”.

Este grupo integrava, ainda, os atletas “Rafael Lourenço (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), Ángel Sánchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Gonçalo Leaça (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar), Daniel Mellado (Aluminios Cortizo), Carlos Collazos (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo) e Isaac Canton (Supermercados Froiz)”.

Creditos Foto Igor Martins Global Imagens 4 1024x682 1 | NOVUM CANAL
Fotografia: Créditos Foto_Igor Martins-Global Imagens

“Esta foi uma iniciativa que rapidamente conseguiu ganhar uma vantagem confortável para o pelotão, chegando a estabelecer uma diferença de três minutos para o grupo principal. Ao quilómetro 72 essa vantagem começaria a cair e a 30 quilómetros da meta já tinha descido para metade”, acrescenta a federação que sublinha que a “fuga foi perdendo elementos e a 15 quilómetros da chegada a Valongo restavam em cabeça de corrida apenas cinco corredores. Entre eles Gaspar Gonçalves, Gonçalo Leaça, Ángel Sanchez, Nahuel D’Aquila e António Ferreira, com 1 minuto de vantagem para o pelotão”.

“O quinteto foi conseguindo entender-se bem, entrando no último quilómetro com 30 segundos de vantagem, uma diferença que foi mais do que suficiente para fazer vingar a fuga”, sustenta o comunicado que refere que a “chegada foi então discutida num sprint reduzido, em que o primeiro a lançar-se foi o argentino Nahuel D’Aquila. Gaspar Gonçalves e Gonçalo Leaça atacaram logo a seguir, conseguindo colocar-se lado a lado com o argentino mesmo em cima do risco de meta”.

A iniciativa de Nahuel D’Aquila deu frutos, garantindo a terceira vitória consecutiva da equipa depois de duas conquistadas por Tomás Contte.

 Gonçalo Leaça foi segundo e Gaspar Gonçalves fechou em terceiro.

Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera, seguido de António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 28 e 56 segundos, respetivamente.

“António Carvalho lidera a classificação por pontos, Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comanda a geral metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a geral metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a geral sprints, e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) lidera a geral amador e também a da juventude”, reforça o comunicado.

 A Glassdrive-Q8-Anicolor segue líder por equipas.

A sétima e última etapa da prova terá partida na Maia pelas 12h00, a partir de onde os corredores terão de percorrer 133,7 quilómetros até Vila Nova de Gaia, onde será coroado o grande vencedor do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias.

A chegada dos atletas está prevista para as 15h10.