Procurar
Publicidade
PAGUMI

Maia apresenta Plano de Mobilidade Sustentável e Transporte a pedido

Maia tem nova oferta em transportes

Com o objetivo de tornar a Maia uma cidade mais ciclável, mais caminhável mais humanizada, a Câmara Municipal apresentou, esta quarta-feira, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2022, no Fórum da Maia, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.

O documento aporta na sua base concetual um conjunto de valores que o Executivo Municipal contemplou na estratégia MAIA 2028, alinhados numa visão de futuro em que se apresenta a sustentabilidade integral como um desígnio coletivo para o bem-estar e felicidade da comunidade humana que vive, trabalha e empreende investindo no território concelhio.

A mobilidade é, nesse âmbito da visão estratégica do Município, um eixo fundamental para alcançar a qualidade de vida, o bem-estar e uma vivência feliz da cidade e das diversas centralidades urbanas dispersas pelo concelho.

Os modos suaves da mobilidade coexistem e convivem harmoniosamente,
integrando de forma racional e adequada às necessidades das pessoas, a
diversidade da oferta de transporte coletivo, público ou privado, harmonizando corretamente os vários interfaces presentes no território.

Para o presidente da Câmara Municipal da Maia “o modelo antigo de mobilidade está esgotado e, principalmente, desadequado ao clamor da
Natureza e do Meio Ambiente, sendo intolerável que se continue a lançar toneladas e toneladas de gases de efeito estufa, a produzir uma ensurdecedora poluição sonora e a dificultar a fruição serena e tranquila do espaço urbano”.

Para além dos problemas que já existiam, acrescenta António Silva Tiago, hoje também nos confrontamos com uma “colossal crise energética que atirou os preços para patamares proibitivos, face à escassez de algumas energias”.

Por isso, a opção pelas energias limpas e renováveis, “é uma decisão imperativa, que tem de ser articulada de forma corajosa com uma claríssima redução no consumo, em que os percursos pedonais e cicláveis se tornam a melhor, a mais consciente e responsável opção de uma cidadania esclarecida”, referiu.

É esta visão de futuro que constitui o ADN do Plano para a Mobilidade Sustentável do Município da Maia, “cuja plena execução e sucesso só será alcançado se os cidadãos o perceberem e aderirem às suas orientações e medidas, fazendo parte integrante e ativa deste processo”.

Esta quarta-feira, foi, ainda, lançado o novo transporte flexível na Maia – Mobus Maia. Numa abordagem socialmente inclusiva, novo serviço de transporte a pedido, por marcação, oferece uma resposta flexível e ajustada às necessidades das zonas de menor densidade populacional, servindo sobretudo uma população mais envelhecida que, com frequência precisa de se deslocar a consultas médicas ou a serviços públicos.

Encontram-se já concluídas todas ações necessárias para o mesmo possa funcionar, nomeadamente a identificação de todos os pontos aglomeradores e de recolha e colocação do respetivo postalete.

O serviço está disponível nos dias úteis entre as 10h00-12h00 e as 14h30-17h00, sendo que as reservas devem ser efetuadas até às 17h00 do dia útil anterior ao dia pretendido para a viagem. As reservas efetuadas após as 17h00 ficam sujeitas a integração nas viagens já programadas.

Esta é uma solução de transporte a pedido, para ser implementada em cooperação com as juntas de freguesia, cuja filosofia é chegar a todo o lado, no cômputo do território concelhio, “favorecendo uma mobilidade útil, que ocorrerá para satisfazer necessidades concreta das pessoas, seja para ir a uma consulta médica, a um serviço público ou para tratar de assuntos que impliquem deslocações”, explicou António Silva Tiago.

Para o edil da Maia “é claramente um serviço inclusivo, socialmente amigável que vai, naturalmente, favorecer sobretudo a população sénior, os doentes, as pessoas com mobilidade condicionada. Creio que vai ser um serviço de grande utilidade pública e cujas deslocações só acontecerão porque haverá um propósito objetivo”, sublinhou.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade