EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

86 famílias portuguesas acolhem estudantes estrangeiros de todo o mundo

86 famílias portuguesas acolhem estudantes estrangeiros de todo o mundo

86 famílias de norte a sul do país decidiram tornar-se uma família do mundo e receber um jovem estudante estrangeiro do Ensino Secundário em sua casa.

Este ano, do total do grupo, 12 estudantes vão participar no intercâmbio durante 3 meses, 14 durante um semestre e 60 estudantes vão participar no intercâmbio anual, vivendo e estudando em Portugal durante um ano lectivo completo.

“No dia 9 de Setembro chega já a Portugal um grupo de mais de 50 destes jovens de 20 nacionalidades diferentes, para participar num intercâmbio intercultural promovido pela associação Intercultura-AFS Portugal”, lê-se na nota informativa que foi endereçada à comunicação social que avança que para cada um destes “estudantes foi necessário identificar uma família de acolhimento que recebesse o/a estudante em casa durante o período do seu intercâmbio, tornando-se assim embaixadora na partilha da nossa cultura”.

Fotografia: Associação Intercultura-AFS Portugal

“Estas famílias são voluntárias e interessadas em contactar com novas referências culturais para o desenvolvimento da competência global. As famílias de acolhimento que decidiram integrar os/as estudantes encontram-se em diferentes localidades do país, nos distritos de Braga, Porto, Lisboa, Leiria, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Santarém, Setúbal e Madeira. Em cada região as famílias podem contar com apoio de voluntários/as de órgãos locais da associação, que também se encontra representada pelo país”, reforça a mesma nota de imprensa que esclarece que a “associação procura ainda cerca de 30 Famílias de Acolhimento para jovens estudantes do Programa Anual que chegarão a 1 de Outubro e regressarão a sua casa em Julho do próximo ano”.

A Associação Intercultura-AFS Portugal adianta que no “para a receção dos estudantes, a associação Intercultura-AFS organiza um momento de “Orientação de Chegada”, que se inicia na sexta-feira, dia 9 de Setembro, e culmina com o encontro entre os estudantes e as famílias no sábado, dia 10 de Setembro, pelas 14h30 no Seminário Torre d’Aguilha, perto de Carcavelos”, avançando que “as candidaturas para as famílias de acolhimento estão abertas todo o ano no site e no blogue da associação Intercultura-AFS”.

Fotografia: Associação Intercultura-AFS Portugal

Falando sobre as famílias de acolhimento AFS, a associação Intercultura-AFS Portugal, que o “Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma experiência de intercâmbio em que uma família acolhe em sua casa um/a jovem estrangeira que vem estudar durante um trimestre, semestre ou ano letivo numa escola secundária em Portugal.”

“ Uma família de acolhimento AFS pode ser constituída por apenas um membro (mãe ou pai), com ou sem filhos, não sendo necessário ter um quarto só para o estudante (pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento)”, sustenta a associação que sublinha que o “ programa visa proporcionar aos diferentes participantes – família e estudante acolhido – uma experiência de aprendizagem intercultural, em que ambas as partes entram em contacto com novas referências culturais”.

A Intercultura-AFS Portugal é uma “associação juvenil de voluntariado, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública”, que “trabalha na área da educação não-formal para uma Aprendizagem Intercultural e Educação Global, desde 1956, promovendo intercâmbios nacionais e internacionais envolvendo jovens, famílias e professores, instituições e a comunidade em geral.”.

“A Intercultura–AFS faz parte de uma rede internacional representada em 59 países e com sede em Nova Iorque – EUA. A nível internacional, a rede AFS é membro oficial da UNESCO e, em Portugal, representa ainda a European Federation for Intercultural Learning (EFIL) e é membro do Conselho Nacional de Juventude (CNJ)”, lê-se ainda no comunicado que foi endereçado aos órgãos de comunicação social que concretiza que “no âmbito do Programa de Acolhimento AFS, a Associação já recebeu em Portugal mais de 2000 jovens, envolvendo igual número de famílias, escolas e comunidades”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade