Publicidade

Alijó: Festival Moscatel do Douro está de regresso à vila de Favaios

Alijó: Festival Moscatel do Douro está de regresso à vila de Favaios

O Festival Moscatel do Douro está de regresso à vila de Favaios, no concelho de Alijó, de 9 a 11 de setembro, em plena época de vindimas.

A autarquia destaca que a “animação do evento dedicado ao melhor Moscatel do país estará a cargo de Pedro Abrunhosa, Gisela João e Ruizinho de Penacova”, salientando que este festival celebra o “vinho produzido a partir da casta Moscatel Galego, que ocupa aproximadamente 1.400 hectares de vinha no concelho de Alijó, onde é produzido cerca de 80% de todo o moscatel da região do Douro”.

O município declara que o evento tem como propósitos promover o “Moscatel do Douro enquanto produto de excelência, dando também ênfase à divulgação de outros vinhos e produtos da região, como o pão ou o azeite”.

A certame abre “no dia 9, às 18 horas, e inclui uma visita aos expositores e um Moscatel de Honra”, sendo que o evento tem como momento alto brinde pela Paz com Vinho Moscatel, acompanhado com fogo-de-artifício, no dia 10, às 22h30.

Além dos concertos de Pedro Abrunhosa, Gisela João e Ruizinho de Penacova, que vai atuar no Baile de Vindimas, a animação do Festival Moscatel do Douro estará a cargo do Grupo “Zés Pereiras de Sanfins do Douro”, do Rancho Folclórico e Cultural do Pinhão, do Rancho Folclórico “O Plátano” de Alijó, do Rancho Folclórico e Etnográfico de Sanfins do Douro.

A programação conta, ainda, com a presença da “Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Favaios de incluiu a peça de teatro “Coisa da Imaginação”, pela OFITEFA – Oficina Teatro de Favaios, no Teatro António Augusto de Assunção”.

No dia 10, “o Núcleo Museológico Favaios – Pão e Vinho será palco de um colóquio dedicado às “Vulnerabilidades e Estratégias de Adaptação da Viticultura Duriense às Alterações Climáticas”, com a presença do orador será José Moutinho Pereira, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Fotografia: Câmara de Alijó

O certame integra, ainda, “um programa repleto de momentos de interesse para todas as idades e que pretendem atrair muitos visitantes à vila de Favaios e ao concelho de Alijó”.

O município, durante este fim-de-semana, promove também a iniciativa “Fins-de-semana Gastronómicos”.

“Os visitantes poderão provar Bacalhau Frito, Massa à Lavrador e Filhoses da Vindima, que voltam a ocupar o lugar principal na mesa dos restaurantes aderentes”, avança a autarquia que reforça que aos “degustar o menu dos “Fins-de-semana Gastronómicos” nos restaurantes aderentes, recebe um voucher de entrada livre no Núcleo Museológico Pão e Vinho – Favaios”.

Os visitantes também têm direito a um desconto de 15% nos empreendimentos turísticos aderentes, durante este fim-de-semana.

O Festival Moscatel do Douro é organizado pela Câmara Municipal de Alijó em parceria com a Junta de Freguesia de Favaios e a Adega de Favaios.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade