Lousada: 52 educadoras de infância dos quatro agrupamentos de escolas e 663 crianças participaram no projeto PLEEPE

52 educadoras de infância dos quatro agrupamentos de escolas e 663 crianças participaram no projeto PLEEPE

52 educadoras de infância dos quatro Agrupamentos de Escolas e 663 crianças participaram no projeto Promoção da Leitura e da Escrita na Educação Pré-Escolar (PLEEPE), no ano transato.

A autarquia destaca que começou, no ano letivo anterior, a implementar o projeto PLEEPE – Promoção da Leitura e da Escrita na Educação Pré-Escolar, iniciativa que tem como objetivo “criar oportunidades sistemáticas e estruturadas de estimulação e promoção de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita antes da entrada para a escolaridade básica, através de uma intervenção multinível”.  

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Fotografia: Câmara de Lousada

A autarquia avança que o no projeto, no ano letivo anterior, envolveu crianças com idades “entre os quatro e os seis anos que frequentam os jardins-de-infância acompanhados por três psicólogas, contratadas para o efeito”, salientando que “no primeiro ano de implementação do projeto a ênfase foi colocada na mudança de práticas no contexto escolar, através de processos de capacitação dos psicólogos que desempenham funções em contexto escolar e das educadoras de infância”.

“Os resultados obtidos permitem realçar a eficácia e relevância da intervenção universal, desenvolvida pelas educadoras de infância, bem como a pertinência de respostas complementares, ajustadas às caraterísticas e desempenhos das crianças, que necessitam de maior estimulação nas competências de literacia emergente”, reforça o município que acrescenta que de um “modo geral, o projeto PLEEPE permitiu uma reconceptualização sobre os desafios subjacentes à aprendizagem da leitura e da escrita e a implementação de uma intervenção multinível”.