Publicidade

Autarca de Baião em Itália para conhecer a primeira bio-região do mundo

Autarcas da CIM Tâmega e Sousa em Itália

No âmbito da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, está a participar em várias ações na bio-região de Cilento, no Sul de Itália. O objetivo desta deslocação, que integra diversos presidentes de Câmara, membros do executivo dos Municípios e responsáveis da CIM-TS, prende-se com o processo que visa a integração da Região na Rede Internacional das Bio-regiões e acontece na sequência do convite da IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions, entidade responsável pelo processo de certificação das bio-regiões.

O programa prevê um conjunto de ações que fazem parte de uma jornada que se vai prolongar até ao dia 23 de setembro e que conta, além da CIM-TS, com representações de outras entidades nacionais, tais como, a Associação de Municípios do Baixo Sabor, a Bio-Região do Alto Tâmega, a Bio-Região de Idanha-a-Nova, a Bio-Região de São Pedro do Sul, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, o Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal, a Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica e a Universidade da Madeira.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destaca o interesse da visita para a Região do Tâmega e Sousa, sublinhando que “no nosso concelho, enquanto primeiro município português certificado pela EarthCheck, como Destino Turístico Sustentável, há já um grande trabalho desenvolvido e em desenvolvimento que vai ao encontro dos princípios que regem o conceito de bio-região”.

O autarca de Baião refere ainda que tem neste processo, “um papel de grande relevo com vista à concretização do objetivo da CIM-TS”. Por outro lado, este contato, no terreno, com uma bio-região, é também uma “oportunidade para a nossa Região e, naturalmente para Baião, ficar a conhecer as formas de interação das diversas entidades envolvidas com vista à gestão sustentável dos recursos locais, tendo por base o modelo biológico quer de consumo, quer de produção”.

O modelo de bio-região constitui-se num espaço geográfico onde vários agentes, que vão desde agricultores e produtores biológicos, comunidade em geral, operadores turísticos, associações, instituições de ensino e poder local e intermunicipal, se interligam tendo como objetivo a gestão sustentável dos recursos locais, partindo do modelo biológico.

A bio-região de Cilento, constituída em 2004, é composta por 41 municípios, contando com 270 mil habitantes, dos quais mil são produtores biológicos.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade