A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana – SEPNA de Peso da Régua, procedeu à detenção de um homem, “suspeito de ter ateado, pelo menos, cinco incêndios em áreas florestais, sitas no concelho de Santa Marta de Penaguião”.
A PJ destaca, no seu site oficial, que “os incêndios, ocorridos nos dias 1 de Fevereiro e 15 e 17 de Julho de 2022, ateados em períodos diurnos e noturnos, consumiram área de mancha florestal, constituída, maioritariamente, por mato e pinheiro bravo”.

As autoridades reforçam que os “incêndios colocaram em perigo uma vasta mancha florestal e agrícola, bem como de várias habitações, de valor consideravelmente elevado, que apenas não foram consumidas devido à rápida intervenção dos bombeiros e populares”.
A PJ esclarece que o “detido, com 23 anos de idade, vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas”.