No próximo domingo, 28 de agosto, pelas 21 horas, a Torre dos Alcoforados, em Lordelo, recebe as Sopa de Pedra para um concerto promovido pela Rota do Românico com o apoio da Câmara Municipal de Paredes. Este espetáculo, que esteve agendado para o passado dia 7 de agosto, tem entrada livre.
As Sopa de Pedra são um grupo de investigação musical composto por dez mulheres. Por meio de arranjos polifónicos de música tradicional portuguesa, interpretados “à capela”, exploram a riqueza do legado tradicional, remetendo-o para o contexto da música do mundo atual.
Tal como no conto popular que lhes dá nome, as Sopa de Pedra apresentam-se em diferentes formatos. O repertório inclui música de transmissão oral, como os cânticos mirandeses de Trás-os-Montes, baladas açorianas, cantigas de adufeiras da Beira Baixa, Cante alentejano, bem como repertório de Zeca Afonso, Amélia Muge, João Lóio, entre outros.

O concerto das Sopa de Pedra é uma das últimas ações do projeto Ver do Bago, um Brinde entre Deus e os Homens, iniciado em maio de 2021 pela Rota do Românico, e que propôs um ciclo de três exposições em torno da relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.
O ciclo iniciou-se com o Ver do Bago nos Mosteiros, em Ancede, Baião, e seguiu depois, em setembro, para o Ver do Bago nos Santos, na Igreja dos Capuchos, em Penafiel. O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu, entre 25 de fevereiro e 26 de junho de 2022, a última exposição do ciclo: Ver do Bago no Sangue.
Para além das exposições, o projeto Ver do Bago incluiu ainda outras atividades culturais complementares, de carácter original, como a performance Di’Vine, o espetáculo musical itinerante Inventar-se de Gente e o Festival Ver do Bago.
Todas estas iniciativas estão enquadradas na operação O Vinho, a Arte e os Homens, cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).