O partido Reagir, Incluir e Reciclar (RIR) afirma que “Portugal está abandonado pelo poder político”, numa alusão ao incêndio que lavra na zona da Covilhã, “afetando já mais de 10 mil hectares do Parque Natural da Serra da Estrela”.
“Não há nenhum responsável governamental que tenha aparecido, certamente porque se encontram a gozar férias, e o tudo o resto não lhes interessa. Por que razão o senhor Primeiro-ministro não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para solicitar assistência de emergência para o combate a este incêndio? Só faz despachos pela Endesa? Segunda-feira ficará tudo resolvido? A mesma segunda-feira em que ficariam resolvidos grande parte dos problemas do SNS?”, lê-se no comunicado que o RIR endereçou à comunicação social.

O RIR destaca que a “ausência do Presidente da República também se faz notar”.
“Certamente a gravidade deste incêndio não se compara ao nível da importância de uma entrevista ao volante do seu automóvel. O Partido Reagir Incluir Reciclar muito lamenta ter que lançar este comunicado, mas porque a verdade incomoda, tem de ser dita”, avança a presidente do Reagir Incluir Reciclar, Márcia Henriques.