O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso promove de 29 de agosto a 2 de setembro, o ateliê de verão “À descoberta do Românico”.
A autarquia amarantina destaca, em nota informativa, que a iniciativa tem como objetivos “estimular os hábitos culturais, questionar e experimentar soluções variadas, conhecer o meio social envolvente”.
Pretende-se, ainda, com esta atividade “contribuir para a preservação e saber do mundo rural são alguns dos objetivos dos ateliês de verão do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso”.
“Depois do sucesso de “Amadeo e o cavalo”, o próximo ateliê realiza-se de 29 de agosto a 2 de setembro sob o tema “À descoberta do Românico”, o primeiro estilo europeu em que se destaca a regional”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que refere que “mais do que a história das formas, a arquitetura tem que ser entendida como a história dos significados”.

“Para isso, as crianças vão visitar diferentes monumentos, nomeadamente o Mosteiro de Gondar, o Centro Românico de Aboadela, o Mosteiro de Freixo de Baixo, a Igreja de São Baptista de Gatão e o Centro interpretativo da Rota do Românico”, acrescenta o comunicado.
A ação tem, também, como propósitos “Identificar ações de resistência, a presença dos romanos, aspetos da herança romana, processos históricos e contribuir para a preservação do património são alguns dos temas a abordar e a registar em fotografia”.
Este ateliê acontece entre as 9h00 e as 17h00 e a lotação é de 25 crianças. A inscrição pode ser feita a partir de amanhã, dia 19 de agosto, on-line no site do MMASC (www.amadeosouza-cardoso.pt/pt), e tem um custo simbólico de 5€/criança.