O Infarmed decretou a suspensão imediata de comercialização e retirada do mercado nacional de alguns lotes de cosméticos da marca “A Nova Saboaria”, por conterem” ingrediente Butylphenyl methylpropional”.
O INfarmed destaca, em circular Informativa, que se encontra no seu site oficial, que a “Circular Informativa º 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022″,
“Ou seja, a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias”, refere a circular.

O Infarmed avança, ainda, que “apesar do distribuidor Groupe GM – Península Ibérica, SA ter informado que foram adotadas as medidas necessárias para a reformulação dos produtos cosméticos, o INFARMED, I.P. no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, constatou ainda a existência no mercado nacional de alguns lotes de produtos cosméticos da marca A Nova Saboaria que continham na respetiva lista de ingredientes e/ou na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional”.
O Infarmed determina que as “entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar. Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa Groupe GM – Península Ibérica, SA”, advertindo que os “consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar”.