O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) promove, no dia 30 de agosto, terça-feira, uma campanha de recolha/análise de futuros dadores de medula óssea (IPST).
A autarquia lousadense, que colabora na mesma, destaca, em nota informativa, que “esta campanha visa ajudar um jovem lousadense, Pedro Teixeira, a quem foi diagnosticada leucemia e ainda não foi possível encontrar um dador compatível”.
O município esclarece que “quem participar nesta colheita pode estra a ajudar, para além do Pedro Teixeira, outras pessoas que se encontrem na mesma situação e necessitem de um dador de medula compatível”.

“Assim, o apelo é feito a todos os que pretendam ser dadores de Medula Óssea, sendo para tal necessário ter entre 18 e 45 anos, pesar no mínimo 50kg e ter 1.50 metros de altura”, refere a nota informativa que nos foi endereçada que esclarece que é ainda “requisito ser saudável e não ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980. Para a colheita não é necessário estar em jejum”.
A iniciativa solidária vai decorrer no Pavilhão Escola BS Dr. Mário Fonseca, em Nogueira (https://goo.gl/maps/5WCC2e1KDsKbzxBB9), entre as 9h30 e as 19h00, sendo a recolha feita por ordem de chegada.
Em simultâneo vai também decorrer uma campanha de recolha de sangue.
Para informações adicionais pode ser consultado www.ipst.pt/index.php/pt/dador-de-medula-ossea