Ciclista da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel vence título de campeão nacional em cadetes masculinos

Ciclista da Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel vence título de campeão nacional em cadetes masculinos

O ciclista da da Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel arrecadou o título de campeão nacional em cadetes masculinos, no Bombarral, em prova a contar para o campeonato nacional de Juvenis, Cadetes e Juniores

O ciclista da formação de Galegos, concelho de Penafiel, venceu com autoridade, depois de ter sido vice-campeão nacional de contrarrelógio na prova de sábado.

Este domingo, o atleta  José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel não deu hipóteses  aos seus adversários mais diretos e subiu ao lugar mais alto do pódio no Bombarral, para vestir a camisola de campeão nacional de fundo na categoria de cadetes masculinos.

Diogo Miranda (Landeiro/KTM/Matias&Araujo/Frulact) foi segundo e Miguel Pereira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) fechou o pódio em terceiro.

adrap 10 1024x768 1 | NOVUM CANAL
Fotografia: Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel

A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em nota informativa, que a “corrida de cadetes masculinos começou logo bastante animada, com os ataques a surgirem ainda durante os primeiros dos 78 quilómetros que compunham esta prova. Estávamos ainda a meio da primeira volta e havia já um corredor em fuga. Era Afonso Coelho (Landeiro/KTM/Matias&Araujo/Frulact). No entanto, este ataque não teve sucesso e à primeira passagem pela meta era já Eric Reis (ACD Milharado/DriveonHolidays) que tentava escapar de um pelotão já bastante estirado, na tentativa de anular logo aquela iniciativa”.

A federação reforça que “na segunda passagem pela meta houve nova tentativa de fuga, com Afonso Gomes (Cantanhede Cycling/2W Engenharia) a destacar-se ligeiramente do pelotão. Durante a terceira volta, outros três corredores lançaram-se no encalce de Afonso Gomes, formando uma fuga de quatro elementos. Entre eles José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), Diogo Miranda (Landeiro/KTM/Matias&Araujo/Frulact) e Miguel Pereira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol)”.

“Sensivelmente a meio da quarta e última volta ao circuito, José Moreira atacou para não mais parar até à linha de meta, que cortou isolado, conquistando assim o título nacional de fundo de cadetes masculinos. Diogo Miranda (Landeiro/KTM/Matias&Araujo/Frulact) e Miguel Pereira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) chegaram pouco depois, para completar o pódio na segunda e terceira posição, respetivamente, ambos a 1m04s do vencedor”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que acrescenta que “já com a camisola de campeão nacional vestida, José Moreira revelou a estratégia que o levou à vitória.

adrap 2 1024x683 1 | NOVUM CANAL
Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Citado em comunicado, o atleta da formação penafidelense manifestou que “A corrida foi endurecida desde início por várias equipas. No entanto, eu e a minha equipa conseguimos estar bem, os meus colegas ajudaram-me e destaquei-me na terceira volta, na subida, e consegui vingar numa fuga. Depois, na última volta ataquei e consegui chegar à vitória”.

“. Como ontem tinha sido o meu colega (Rafael Durães) a ganhar, a equipa queria que hoje fosse eu ou outro colega a conseguir a camisola e conseguimos. Quero dedicar esta vitória a todos os meus colegas de equipa, aos meus diretores desportivos, a quem ia no carro a apoiar-me e principalmente aos meus pais”, disse.

José Moreira sucede, assim, a João Nunes (Alenquer/G.D.M/Anipura), que tinha vencido a edição de 2021 e que não marcou presença na prova.

Em juniores masculinos, António Morgado conquistou título nacional de fundo, Gonçalo Tavares (Bairrada) foi segundo e Daniel Lima (Bairrada) foi terceiro.

O ciclista da Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, Tiago Nunes chegou logo a seguir. Refira-se que este atleta aguentou sempre no grupo perseguidor até aos metros finais, terminando a 3m31s do vencedor.