Decorreu, esta quarta-feira, no âmbito da Agrival 2022, o concurso raça podengo, iniciativa que contou com a presença de 20 espécimes. Veja a reportagem.

Manuel Fernando, da organização do evento, destacou que este é o 32.º concurso que é feito na Agrival, sendo que este concurso, nos últimos anos tem um lastro grande, com um número significativo de animais e produtores desta raça, que está bem implantada no norte de Portugal.
Falando da edição deste ano, Manuel Fernando reconheceu que houve um decréscimo do número de animais presentes, mas, ainda, assim, o concurso conseguiu garantir a qualidade, sendo esta região conhecida como o solar do podendo português.

Maria Amélia Taborda, juíza deste concurso, realçou a importância deste evento, salientando que o concurso tem condições para continuar a afirmar-se.
Maria Amélia Taborda manifestou, ainda, que apesar da diminuição em quantidade houve, o concurso e a edição deste ganhou em termos de qualidade.

Referindo-se às características deste cão, a juíza do concurso adiantou que o cão raça podengo é um animal que se conhece há cerca de 500 anos, tem registos desde a época dos Descobrimentos, sendo um animal vocacionado para um determinado tipo de caça.
“É vocacionado para determinado tipo de caça, está bem implantado no Norte do país, assim como noutro pontos de Portugal”, referiu.