O antigo Ministro da Agricultura, Capoulas, Santos, será um dos confrades, que no dia 27 deste mês, será entronizado novo confrade da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa (CPCTS).
O grão-mestre CPSTS, Ferreira Barros, destacou, em declarações ao Novum Canal, que o convite ao ex-ministro da Agricultura para integrar a confraria remonta a 2019, e foi feito, num certame em Vila do Conde, por intermédio da confrade mais nova da instituição.
“Recordo-me que, à data, estávamos presentes num certame em Vila do Conde e a confrade mais nova da confraria fez o convite ao ministro que só não aceitou porque exercia funções governativas. Entretanto, fomos confrontados com a crise sanitária, mas mantivemos sempre a correspondência com Capoulas Santos que acedeu ao convite que lhe tinha sido feito e dia 27 será um dos confrades que irá ser entronizado”, disse, salientando que a entronização de Capoulas Santos é uma mais-valia para a instituição.

“Estamos a falar de um ex-governante, que conhece bem o mundo rural, pelo que a sua entronização irá dar mais visibilidade à confraria e ajudar a divulgar o presunto e a cebola”, referiu,
Quanto à cerimónia do VIII Capítulo de Entronização da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa (CPCTS), Ferreira Barros esclareceu que esta será diferente das anteriores, com a banda de música a abrir o cortejo e o grupo de concertinas a fechar o mesmo, seguino-se a celebração de uma missa cantada com a presença do grupo de tenores e o cortejo até ao Park Hotel.
Da parte da tarde decorrerá um espetáculo com a presença do Grupo Folclórico Zé do Telhado e a visita à 41ª edição da Agrival, em Penafiel, certame que decorre este ano de 19 a 28 de agosto.
No âmbito da cerimónia do VIII Capítulo de Entronização da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa serão entronizados 14 novos confrades e seis confrades de honra.
A cerimónia irá entronizar, também, o chefe de cozinha Vítor Oliveira, entre outros convidados e entidades.