Publicidade

Lousada tem escolas melhoradas para novo ano letivo

Lousada prepara ano letivo com obras nas escolas

Com o arranque do novo ano letivo são várias as escolas que estão a sofrer intervenções com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da comunidade escolar de Lousada. Estão a decorrer intervenções na EBS de Lousada Oeste, em Nevogilde, na EBS Lousada Norte, em Lustosa, na EB Lousada Este, Caíde de Rei, e na EB da Boavista – Silvares. Todas as obras estão a ser realizadas no âmbito de candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte.

Obras visam melhorar qualidade das escolas e conforto de alunos, professores e funcionários

As obras de beneficiação na Escola Básica 2,3 de Nevogilde têm a 1.ª fase concluída. Esta fase da obra foi respeitante à conservação das fachadas e coberturas, efetuada a reabilitação da cobertura do edifico e balneários/vestiários, incluindo a remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto e a aplicação de painel sandwich em chapas de aço, colocação de caleiras e todos os remates e acessórios necessários. Decorre agora a 2.ª fase das obras com a criação de sala para grandes grupos e salas de apoio e a melhoria das condições ao nível de conforto térmico, eliminação de humidades e segurança contra incêndios. Vão ainda ser colocados cobertos até às entradas do edifício e de forma a melhorar a eficiência energética e substituídas as luminárias, o sistema de aquecimento e colocados painéis solares para aquecimento de águas. Estão ainda previstas intervenções de requalificação do espaço exterior ao nível dos pavimentos. O investimento total aprovado ascende a 2 milhões 52 mil e 470 euros

No que respeita às obras de beneficiação na Escola Básica e Secundária Lousada Norte – Lustosa, estão também concluídas as intervenções da 1.ª fase que incluíram a reparação das paredes exteriores com pintura e tratamento de zonas degradadas, correção de anomalias no pavimento dos passeios e a ampliação do Pavilhão Desportivo que passa a contar com mais dois balneários/vestiários.

A 2.ª fase, que se encontra a decorrer é, essencialmente, para a melhoria da funcionalidade de alguns espaços. No exterior vai ser construído um coberto e, para melhoria das condições térmicas, tendo já sido instalado um sistema de aquecimento no interior da escola, efetuada a substituição das portas de entrada das salas de aula por portas corta-fogo, colocação de estores e caixilharias de alumínio com rutura térmica e substituição das luminárias para o sistema LED. O investimento total aprovado ascende a 1 milhão e 708 mil euros.

Na Escola Básica 2,3 de Lousada Este (Caíde Rei) a intervenção no pavilhão já se encontra concluída faltando a pavimentação do logradouro. Até ao final deste mês está prevista a conclusão das pinturas interiores, colocação da caixilharia de alumínio e estores nas janelas. O investimento total aprovado ascende a 1 milhão 246 mil 394 euros. Encontram-se já na fase final as obras de beneficiação da Escola Básica de Silvares, num investimento aproximado de 315 mil euros, com o apoio da candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade