Novum Canal

mobile

tablet

Portugal fecha Europeu de pista com quarto lugar que sabe a pódio
Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Portugal fecha Europeu de pista com quarto lugar que sabe a pódio

Partilhar por:

Diogo Narciso e Iúri Leitão conseguiram o quarto lugar na prova de Madison que encerrou hoje, em Munique, Alemanha, o Campeonato da Europa de Pista.

A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em nota informativa, que “foi um quarto lugar celebrado pela delegação nacional como se fosse uma medalha, porque foi conseguido numa corrida duríssima, perante adversários do mais alto nível mundial e porque foi a estreia a este nível da dupla portuguesa”.

“Os 50 quilómetros – 250 voltas – previam-se frenéticos e foi isso mesmo que aconteceu. A primeira fase da corrida foi tão intensa e veloz que nenhuma dupla conseguiu dobrar as demais, dado que o pelotão estava nivelado por cima. Nesta parte da prova, a missão nacional era seguir com os primeiros, numa estratégia de contenção”, acrescenta o mesmo comunicado.

A federação reforça que “ das 15 nações participantes, só as nove mais fortes conseguiram terminar a prova, pois as restantes foram sendo excluídas da pista à medida que perdiam voltas para o grupo dos primeiros”, salientando que “passado, com sucesso, o choque inicial, os dois corredores portugueses começaram a ser mais ousados”.

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

 A federação avança ainda, que os atletas portugueses desferiram o “primeiro ataque a 135 voltas do final, perto da entrada na segunda metade da prova. Mas foi apenas com outra movimentação que conseguiram somar os 20 pontos de dobrarem o pelotão”, acrescentado que “depois desse esforço acrescido para ganhar a volta, Diogo Narciso e Iúri Leitão mantiveram-se focados e foram pontuando em mais alguns sprints”.

 Portugal fechou o madison com 43 pontos, resultantes da volta de avanço e da pontuação obtida em sete dos 25 sprints da corrida, um desempenho que valeu a quarta posição e que deixou o selecionador nacional exultante.

O pódio do Madison foi formado pelos alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt, com 101 pontos, pelos franceses Thomas Boudat e Donavan Grondin, com 91, e pelos belgas Robbe Ghys Fabio van den Bossche, com 58.

Portugal participou neste Campeonato da Europa com uma equipa maioritariamente jovem, mas conseguiu desempenhos de alto nível, como o de hoje, e um título europeu. A medalha de ouro foi conquistada por Iúri Leitão na disciplina de Scratch.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!