Novum Canal

mobile

tablet

Projeto de inclusão social “Viver Lousada” pretende combater a pobreza e discriminação
Fotografia: Câmara de Lousada

Projeto de inclusão social “Viver Lousada” pretende combater a pobreza e discriminação

Partilhar por:

“Viver Lousada” assim se designa o projeto Inovador de Inclusão Social de âmbito Territorial, que tem como objetivo combater a pobreza e qualquer forma de discriminação.

O projeto submetido no âmbito da candidatura AIIA – Abordagens Integradas para a Inclusão Ativa, aprovada pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte 2020,  “teve um custo total elegível superior a 117 mil euros, com o apoio financeiro da União Europeia Fundo Social Europeu de 99 960 euros” e iniciou em 1 de junho de 2021 e termina em 30 de maio do próximo ano.

Além da integração social e do combate à pobreza, o projeto pretende combater qualquer forma de discriminação, “através de intervenções que visem colmatar necessidades sociais não satisfeitas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Município, promovendo a coesão social e territorial”.

“O projeto reflete as necessidades que as crianças, jovens e idosos, residentes ou frequentadores de áreas mais desfavorecidas, manifestam. Daí a importância de intervir estrategicamente e promover a inclusão social nas áreas territoriais sinalizadas”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que salienta que a primeira ação do projeto, promovida pela Câmara Municipal, diz respeito à Inclusão Ativa pelo Desporto – Bike Atitude.

“ A atividade tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e jovens através de uma vertente do ciclismo, o Trial Bike. Esta vertente do ciclismo, pelas suas características e dinâmicas, desperta muita curiosidade nas crianças e jovens, assim como estimula os hábitos e estilos de vida saudáveis”, reforça a autarquia que afirma que a atividade “pretende ser um instrumento motivacional de promoção da inclusão social e desenvolvimento de novas relações sociais, assim como de desenvolvimento de parcerias inovadoras e eficientes”.

O projeto recorreu a uma “metodologia, pioneira em Portugal, de resolução de problemas sociais, que combina a experiência de intervenção da Câmara Municipal de Lousada, da Associação Ao Encontro das Raízes e da equipa desportiva Trial Portugal, potenciando a capacitação das comunidades locais com recurso à inclusão pelo desporto, atingindo excelentes resultados”.

Fotografia: Câmara de Lousada

A autarquia avança que as “sessões de Trial Bike decorrem no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, em Lousada, numa área pública e que oferece excelentes condições para a prática do referido desporto, sendo esta uma vertente do ciclismo que consiste na superação de obstáculos, apelando ao equilíbrio, à concentração e à autoconfiança”.  

A ação 2, dinamizada pela Associação Ao Encontro das Raízes, tem como finalidade a “Inclusão Ativa Sénior”, tendo por base o “prolongamento do tempo médio de vida que permite repensar a organização da sociedade”.

“O envelhecimento ativo e de qualidade pressupõe a criação de condições para que os idosos possam envelhecer com saúde e autonomia, valorizando a sua participação na sociedade enquanto cidadãos ativos, fomentando as oportunidades de participarem social, económica e culturalmente nas suas comunidades. É neste sentido que esta ação pretende atuar, promovendo a integração social da população mais idosa do território abrangido.

Neste âmbito, são realizadas consultas individuais de rastreio de diferentes especialidades: medicina geral e enfermagem, fisioterapia, podologia, nutrição e medicina dentária”, reforça a nota informativa.

A ação 3 diz respeito “à divulgação, monitorização, acompanhamento e avaliação do projeto. Neste ponto, importa garantir a monitorização e acompanhamento, assim como a avaliação devidamente orientada para aqueles que são os objetivos e resultados assumidos. Incorporam-se nesta ação também as atividades de divulgação e disseminação de resultados gerados com a intervenção do projeto”.

A câmara esclarece que “no dia 22 de maio, no âmbito da Ação 1 – Inclusão Ativa pelo Desporto, realizou-se na Praça do Mercado Municipal de Braga, o evento Bike Atitude Day”, evento que pretende reunir os atletas da Bike Atitude de vários concelhos, as crianças e jovens do concelho de Lousada que integram o projeto e proporcionar momentos de convívio e uma experiência diferenciadora, por forma a festejar e a potenciar o gosto pelo Trial Bike.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!