A Câmara Municipal de Amarante e o Centro de Estudos Amarantinos irão promover, em conjunto com a Assembleia da República, a Academia das Ciências, a Procuradoria Geral da República e a Universidade de Coimbra, e com a parceria do município do Porto, da Santa Casa da Misericórdia de Amarante e do Ateneu Comercial do Porto – a organização de um conjunto de iniciativas e eventos destinados a recordar o centenário da morte do Conselheiro António Cândido, que se cumpre a 24 de outubro de 2022. Como Coordenador da Comissão Organizadora e Comissário desta Evocação estará o ex-deputado e professor universitário, Luís Leite Ramos.
Além de invocar a data a iniciativa pretende também divulgar a obra de “um homem e político notável da segunda metade do século XIX e que a historiografia nacional parece ter esquecido”, sublinha fonte da organização.
A sessão inaugural decorrerá a 24 de outubro de 2022, em Candemil e Amarante, e será presidida pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. A sessão solene terá como orador convidado Guilherme Oliveira Martins, membro da Academia das Ciências de Lisboa, sendo que a sessão de encerramento decorrerá um ano depois, a 24 de outubro de 2023, em Candemil e Amarante, e será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O programa incluirá uma Conferência (balanço) sobre o legado político de António Cândido, um encontro de jovens e a entrega do Prémio Escolar “Águia do Marão”, a sessão solene e um espetáculo teatral e musical.
Ao longo do ano vai realizar-se o Ciclo de Conferências “António Cândido, o homem e o enigma que o homem representa”, temáticas e descentralizadas, com o intuito “de evocar e reavivar a obra e o legado de António Cândido nas suas múltiplas facetas e dimensões – humana, académica, política e intelectual – mas também, e sobretudo, de a contextualizar nas suas raízes históricas e deles retirar todos os ensinamentos que, mais de um século depois, permanecem justos e intemporais”, revelou a mesma fonte.
Serão ainda reeditados livros de e sobre António Cândido.
José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante esteve presente na apresentação que decorreu na Assembleia da República, e que contou ainda com a presença Adão Silva, vice-presidente da Assembleia da República; Carlos Aderito, em representação da Procuradoria Geral da República; Luís Leite Ramos, Coordenador e Comissário da Evocação; José Luís Cardoso, da Academia das Ciências; João Nuno Calvão, da Universidade de Coimbra; e Pedro Barros Pereira, do Centro de Estudos Amarantinos.
Recorde-se que António Cândido Ribeiro da Costa nasceu em Fridão, no concelho de Amarante, a 29 de Março de 1850 e faleceu em Candemil, no mesmo concelho, a 24 de Outubro de 1922.