PCP em ação de esclarecimento no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

PCP em ação no Aeroporto do Porto

O PCP está a promover esta segunda-feira na zona de partidas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, uma ação de esclarecimento de trabalhadores e passageiros que conta com a presença de Diana Ferreira, deputada do partido na Assembleia da República.

Segundo nota enviada às redacções, o Partido Comunista refere que “o processo de liberalização do sector da aviação, determinado pela União Europeia e aceite submissamente pelos governos nacionais, tem como objectivo a apropriação por multinacionais de todo o sector aéreo nacional”, nomeadamente “transporte aéreo, assistência em escala, gestão aeroportuária e controlo aéreo”.

Ainda segundo o mesmo documento, o PCP entende que “desde a venda da ANA à multinacional Vinci, em 2012, decidida por um governo PSD/CDS e apoiada pelo PS, os sucessivos governos têm transportado para o sector aéreo nacional esse processo de liberalização”. Dessa fora, o partido comunista português aponta que as empresas do sector se têm “aproveitado das consequências da epidemia de Covid-19 para despedir milhares de trabalhadores no país”.

Sublinhe-se que de acordo com a ANA – Aeroportos de Portugal, já foram reduzidos 23% dos trabalhadores em dois anos.