No passado sábado dia 23 de julho, o Rancho Folclórico de Paço de Sousa organizou o seu 41º Festival Internacional de Folclore. O evento teve início às 9h00 com o hastear das bandeiras e por volta das 17h30 os grupos convidados foram chegando às instalações do Centro Cultural do Rancho Folclórico de Paço de Sousa onde efetuaram uma visita à “Sala de Memórias”.
Depois desta receção, seguiu-se a sessão solene que contou com a presença do vereador do Folclore, da Câmara Municipal de Penafiel, Adolfo Amílcar, onde foram dadas as boas-vindas aos grupos e ao mesmo tempo foram feitas entregas de lembranças.
Antes do início da atuação dos grupos, realizou-se o jantar convívio que foi servido na Escola EB 2/3 de Paço de Sousa.
O palco para o Festival foi no Largo de Gamuz, junto ao Mosteiro de Paço de Sousa, tendo sido o grupo da casa o primeiro a atuar, iniciando a sua performance com uma homenagem à antiga cantadeira que havia falecido nessa manhã, tendo sido cumprindo 1 minuto de silêncio onde ecoou uma gravação com um cantar realizado por ela.
Seguiram-se as atuações dos grupos de Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros (Porto de Mós), Rancho Folclórico “Os Azuraras” de Quintela (Mangualde), Grupo Folclórico de Crastovães (Águeda), Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio (Braga) e Asociación Folclórico Herencia (Espanha).