A Câmara Municipal de Lousada tem implementado um conjunto de medidas no âmbito do Bem-Estar Animal, promovendo a adoção consciente e responsável de animais de companhia, através dos apoios à adoção e esterilização para cães e gatos para famílias que comprovem carência económica.
Com esta iniciativa a autarquia “pretende combater o abandono de animais de companhia e todos os problemas ambientais, sociais e económicos associados. O número de animais adotados tem vindo a aumentar, reflexo das campanhas para adoção responsável, efetuadas pelo Município e pela associação Lousada Animal, também através das redes sociais”.
Ainda segundo a Câmara Municipal, “foi ainda reforçado o apoio financeiro à Associação Lousada Animal, criado Boletim de Adoção e divulgação da campanha Adota-me e dos animais adotados e respetivas famílias de acolhimento e, mais recentemente, o Perdi-me que se destina a animais que evidenciam que têm dono e que se encontram apenas perdidos. Apresentam muitas vezes coleira, estão bem alimentados e cuidados. Contudo, não se encontram registados e não tendo chip torna a sua identificação e devolução muito difícil”.
A autarquia lousadense refere igualmente que “estão a ser desenvolvidas diversas ações, nomeadamente a aprovação da construção de um novo Centro de Recolha Oficial de Animais, em dezembro do ano passado, conferindo melhores condições e mais capacidade de acolhimento de animais. Entretanto, estão a ser efetuadas algumas intervenções no Canil Municipal existente, quer em material quer na melhoria das condições de trabalho”.
Sublinhe-se que os animais para adoção podem ser visitados no Canil Municipal, por marcação, e são entregues gratuitamente já vacinados, esterilizados e com chip de identificação aos novos donos.