“Livro à Porta” leva leitura a pessoas com mobilidade reduzida em Lamego

Celorico de Basto recebe a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

O Projeto “Livro à Porta” é a resposta da Câmara Municipal de Lamego às pessoas com mobilidade reduzida que querem manter o acesso à leitura. A iniciativa, que decorre em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Lamego (BPML), tem início em agosto.

Segundo informou a autarquia de Lamego, “para ter acesso ao serviço, o munícipe deve começar por fazer a inscrição como leitor na Biblioteca Municipal de Lamego e de seguida, consultar no seu site o catálogo online onde se encontram todos os títulos disponíveis”.

Os livros requisitados são entregues e recolhidos gratuitamente à quinta-feira, de 15 em 15 dias, à porta de cada munícipe. Cada utilizador pode requisitar em simultâneo, até 2 livros.

“A leitura e a companhia de um livro deve ser acessível a todos os cidadãos, sobretudo, quando por questões de saúde ou de idade não conseguem deslocar-se até onde estes se encontram. O “Livro à Porta” é por isso uma iniciativa de proximidade que vai democratizar o acesso à leitura e pode até, ser determinante para combater a solidão e promover o bem-estar emocional de muitas pessoas.”, explicou Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego.