(C/VÍDEO) Castelo de Arnoia e Villa de Basto receberam Feira Medieval

Feira medieval decorreu em Celorico de Basto

O Arauto do rei deu início à Feira Medieval que decorreu durante os dias 15, 16 e 17 de julho na maior referência histórica do concelho de Celorico de Basto, o Castelo de Arnoia e Villa de Basto, que viveram nesses dias a encenação de uma feira da época medieval com a recreação de eventos históricos o que atraiu centenas de pessoas à antiga sede do concelho de Celorico de Basto.

Foram 3 dias a viajar no tempo até à fundação do Castelo de Arnoia, Século XII, época medieval, auge destas feiras. Aqui, juntaram-se artesãos, lavradores, criadores, mercadores comerciantes, todos devidamente trajados e caracterizados à época. A população afluiu em massa com muitos deles a entrar no espírito desta feira criando o cenário perfeito a fazer lembrar em pleno a era medieval, ostentando trajes medievais retratando fielmente a nobreza, a burguesia, o clero e o povo.

A organização foi conjunta entre o Município de Celorico de Basto e a Junta de Freguesia de Arnoia. Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal, “a cultura é o melhor que podemos dar às nossas gentes e por isso recreamos estes momentos históricos como forma de trazer para a frente a época medieval e viver intensamente a nossa identidade. O Castelo de Arnoia é o nosso maior monumento da era medieval, tempos em que as feiras medievais aconteciam constantemente por toda a europa. São momentos históricos que pretendemos retratar da forma mais fiel possível para que os visitantes vivam plenamente esta viagem no tempo e usufruam de mais um momento cultural, fundamental para o progresso dos povos”. 

A feira teve o seu ponto alto no sábado como referiu o presidente da Junta de Freguesia de Arnoia, Vítor Moura: “Estamos muito agradados pela grande afluência a este evento. Procuramos retratar fielmente a feira medieval com a recreação de vários momentos históricos, com dramatizações, dança, música de rua, falcoaria, ofícios, jogos, comerciantes, para que os nossos visitantes desfrutassem ao máximo de uma viagem no tempo até à época medieval”.