Bolo de 109 metros vai homenagear a vida de Vitorino Fernandes, que partiu no passado dia 13 de julho e era, até então, o avô mais velho no Concelho de Penafiel

A celebração do Dia dos Avós em Penafiel é já uma referência a nível nacional. Depois de dois anos de interregno, por culpa da pandemia da covid-19, o dia 26 de julho voltou a ser comemorado com um vasto programa, que decorre no Parque da Cidade, que promete reunir mais de 7000 avós e familiares.
Todos os avós do concelho e da região foram convidados a participar neste dia especialmente dedicado a eles.
Recorde-se que, Ana Elisa de Couto, natural de Penafiel foi mentora do dia dos avós em Portugal. A Penafidelense dedicou vários anos da sua vida a implementar um dia de todos os avós, homenageando-os enquanto transmissores de cultura, história e sabedoria e enfatizando o vínculo que representam entre as antigas e novas gerações. O Dia Nacional dos Avós foi instituído pela Assembleia da República, em Junho de 2003, após inúmeros contactos de Ana Elisa de Couto, uma munícipe de Penafiel, já falecida, que reclamava desde 1986 a oficialização daquele dia.