EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Profisousa na senda da internacionalização através do Erasmus 2019 – 2022

Profisousa continua programa de Erasmus

A Profisousa reforçou a sua aposta na internacionalização, numa perspetiva da busca de conhecimento e de inovação na área da educação e formação de adultos.

O projeto Erasmus “Jornadas de Aprendizagem ao Longo da Vida”, que teve início em junho de 2019 e termo em maio de 2022, permitiu a colaboradores das diversas valências da Profisousa terem contacto com instituições homólogas do ensino/formação e aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para o aperfeiçoamento de competências em língua estrangeira, em ferramentas digitais, bem como para o conhecimento de formas inovadoras de gestão das organizações e do trabalho, assim como para a manutenção de redes de contactos internacionais, que possibilitarão dar continuidade à cooperação interinstitucional.

Recorde-se que o primeiro projeto internacional teve lugar em Génova, Itália, em agosto de 2019, e envolveu 6 elementos das equipas do Centro Qualifica, do Europe Direct, da Escola Profissional Vértice e da ProSénior, visando o contacto com metodologias inovadoras de apresentação e interação com o público, nomeadamente através de métodos de representação gráfica e do desenho, com o curso “Visual Facilitation and Sketchnoting Tools”, organizado pela Associação Genovense Librotondo. Os participantes elaboraram ainda dois projetos destinados à aprendizagem da língua portuguesa, para crianças e para adultos, assim como um projeto destinado à promoção da separação de resíduos, que, no final, foram apresentados à comunidade do bairro de Lagaccio.

Já nos anos de 2020 e 2021, devido à situação pandémica a nível mundial, o projeto esteve suspenso retomando em 2022, ano de encerramento.

Programa de Erasmus regressou em 2022 depois da pandemia

Dessa forma, em março de 2022, a Profisousa foi representada na cidade de Split, Croácia, por 3 colaboradores do Centro Qualifica, da Escola Profissional Vértice e da ProSénior, que participaram no curso “Using Technology in the Classroom”, com o objetivo de capacitar as nossas equipas para uma era cada vez mais digital, com ferramentas e competências inovadoras suscetíveis de serem utilizadas em contexto de formação e ensino.

No mês de abril, 3 colaboradores da ProSénior e do Centro Qualifica, participaram numa missão de job shadowing, que significa a oportunidade de estar numa instituição semelhante para troca de experiências. Fomos recebidos na capital da Letónia por Iveta Cīrule, fundadora da Universidade Sénior de Riga, com base no conhecimento adquirido em Portugal, através da RUTIS – Rede de Universidades Seniores. Nesta missão, visitámos a RASA – Riga Active Seniors Alliance e reunimos com a Associação para a Educação de Adultos da Letónia e com o Serviço de Qualidade da Educação, o que nos deu uma perspetiva do sistema de ensino na Letónia.

No mês de maio foram realizadas duas missões de job shadowing a dois países diferentes, que envolveram um total de 13 colaboradores, dos diferentes projetos da Profisousa.

A primeira missão deste mês teve lugar na cidade Sueca de Karlshamn, onde uma representante da direção da Profisousa e dois colaboradores do Centro Qualifica tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o funcionamento de um Centro de Educação de Adultos, bem como o sistema escolar sueco e a forma como é gerida a formação profissional que integra áreas diferentes daquelas a que tipicamente estamos habituados em Portugal.

Ainda durante o mês de julho, 10 colaboradores da ProSénior rumaram a Espanha, na companhia de alguns dos seus alunos, para visitar a Universidad Sénior de A Coruña, que se encontra integrada no sistema universitário formal, com um sistema de aprendizagem que conduz à obtenção de um título universitário no final do curso.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade