A Penafiel Verde E.M. assinou, no dia 7 de junho, a “declaração de compromisso para a adaptação e mitigação das alterações climáticas nos serviços de águas”.
A autarquia destaca, em nota informativa, que a cerimónia realizou-se no “Pavilhão da Água, no Porto, e contou com a presença do Conselho de Administração da Penafiel Verde E.M., entre outras entidades”, salientando que ”este compromisso, elaborado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), envolve várias entidades gestoras e municípios, a nível nacional e tem como objetivo promover uma transição ecológica justa, competitiva e inclusiva na área das alterações climáticas”.
Citada em comunicado, a presidente do Conselho da Penafiel Verde E.M., Alexandra Almeida, referiu que a “assinatura deste compromisso representa mais um passo importante para a sustentabilidade do ciclo urbano da água”.
“Enquanto entidade gestora, a nossa Empresa Municipal tem um papel preponderante na gestão e valorização do recurso hídrico mais vital para a nossa vida. Ao assinarmos esta declaração reforçamos a nossa missão de proteção do ciclo urbano da água, face aos desafios que atualmente vivemos. Todos nós devemos adotar um uso eficiente, consciente e sustentável da água”, acrescentou.

O município reforça que “através desta ação conjunta, a Penafiel Verde E.M. está a implementar medidas estratégicas de mitigação, destacando-se a redução do número de perdas de água e a melhoria da eficiência hídrica”, sublinhando que “o reforço da cobertura da rede de águas residuais no concelho; o controlo de afluências indevidas no sistema de saneamento; entre outras”.
“As medidas estão a ser executadas em todo o concelho de Penafiel e visam proteger e tornar mais resiliente, todo o sistema de abastecimento de água e drenagem/tratamento das águas residuais” lê-se na nota informativa que nos foi endereçada que alude que “a Empresa Municipal reforça a sua responsabilidade na gestão sustentável do ciclo urbano da água, no que diz respeito à mitigação dos impactos negativos, inerentes às alterações climáticas”.