As três semanas dos europeus que vão realizar-se em Anadia iniciam-se já nesta quarta-feira com o Campeonato da Europa de BTT, que irá prolongar-se até domingo.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em nota informativa, que “sendo uma competição maioritariamente para corredores sub-23 e sub-19, o programa apresenta provas que admitem a participação da categoria de elite”.
No total, Portugal terá 19 representantes.
A federação declara que a “pista permanente de Tamengos, remodelada para este Campeonato da Europa, será amanhã inspecionada pelos responsáveis da UEC e presidente do colégio de comissários, abrindo para treinos oficiais na quarta-feira”.
“Nesse dia, saber-se-á ainda se teremos necessidade de apuramento para a disciplina de XCC (Cross Country Curto), o que acontecerá se houver mais de 40 inscritos em cada categoria”, lê-se na nota informativa que realça que “as corridas por medalhas apenas se iniciam na quinta-feira, 30 de junho”.
“ Estarão em disputa os títulos europeus juniores e de elite na disciplina de XCC. Portugal tem inscritos seis corredores para esta disciplina”, acrescenta o mesmo comunicado que informa que às “11h30 inicia-se a corrida feminina de sub-19, na qual alinhará Íris Chagas”.
O penafidelense Tomás Gaspar vestirá as cores nacionais na prova masculina da mesma categoria etária, às 13h30.
Duas horas mais tarde começa a corrida de elite e sub-23 femininas, com participação da Raquel Queirós e Joana Monteiro.
Mário Costa e Ricardo Marinheiro estão inscritos para a corrida que junta elite e sub-23 masculinos, agendada para as 17h30.
“O segundo dia será dedicado à estafeta mista e à eliminação BTT, duas disciplinas em que participam todas as categorias etárias”, reforça a federação que avança que a prova de estafeta mista começa às 11h30.
“Portugal estará representado pelos juniores Artur Mendonça e Martina Líbano, pelos sub-23 João Cruz e Raquel Queirós e pelos betetistas de elite Joana Monteiro e Ricardo Marinheiro. Ainda no mesmo dia, às 16h00, inicia-se a eliminação BTT. Bruno Silva e Ricardo Marinheiro são os representantes portugueses”, lê-se na mesma nota informativa.
Já as provas da disciplina olímpica de XCO decorrem no sábado e domingo.
“No primeiro destes dias competem os juniores e no segundo alinham os sub-23. Na corrida de sub-19 masculinos, marcada para as 11h00 de sábado, Portugal contará com Artur Mendonça, Eduardo Rodrigues, Francisco Silvestre, Guilherme Barros, Rafael Sousa e Tomas Gaspar”, sublinha a Federação Portuguesa de Ciclismo que adianta que às “14h00 inicia-se a corrida feminina de sub-19, com as cores nacionais a serem defendidas por Beatriz Sousa, Catarina Lopes, Íris Chagas, Laura Simão, Mariana Líbano e Marta Carvalho”.
O Campeonato da Europa de BTT termina no domingo, 3 de julho, com as provas de XCO para sub-23.
Os masculinos partem às 11h00 e farão parte do pelotão os portugueses João Cruz e Tomás Frazão.
A olímpica Raquel Queirós será a única representante nacional na corrida feminina, com início às 14h00.
Fechado o capítulo do Campeonato da Europa de BTT, Anadia recebe logo a seguir o Campeonato da Europa de Estrada para Sub-23 e Sub-19.
Esta prova decorrerá entre 7 e 10 de julho.
Entre 14 e 19 de julho, o Velódromo Nacional, na freguesia de Sangalhos, recebe o Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Sub-19.