(C/ VÍDEO) Origo atuam no Centro de Interpretação do Românico
Na próxima sexta-feira, 1 de julho, pelas 21h30, as Origo Ensemble encerram no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, a digressão pela Rota do Românico. A entrada é gratuita, mas carece de reserva.
Iniciada a 18 de abril de 2021 na Ermida do Vale, em Paredes, a digressão Monumentum percorreu os 12 municípios abrangidos atualmente pela Rota do Românico, e ainda Arouca e Vale de Cambra, num total de 14 apresentações.

O espetáculo Monumentum é essencialmente vocal, com repertório sacro de cariz medieval, bizantino e renascentista, incluindo pequenos apontamentos sobre a narrativa das peças, os compositores e outras curiosidades da história da música.
Ensemble vocal feminino, as Origo nasceram em 2011, tendo como objetivo o estudo, a interpretação e a divulgação da música antiga.
A sua formação atual conta com Ana Margarida Laranjeira, Patrícia Ramos, Raquel de Lima, Sofia Macaia e Sónia André.

Este evento enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
Perfil do Autor
