(C/ VÍDEO) Mais de 3700 atletas de 330 equipas participam no Paredes Handball Cup´22
Mais de 3700 atletas de 330 equipas oriundos de Portugal, Espanha, Reino Unido, Chile e Dinamarca vão participar no torneio internacional Paredes Handball Cup’22 que decorre, entre os dias 13 e 17 de julho, no concelho de Paredes.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, realçou, na sessão de apresentação que decorreu Pavilhão Multiusos de Paredes, a importância do município voltar a acolher esta prova.

“È uma grande responsabilidade e é com entusiamo que recebemos o torneio que representa a dimensão que a modalidade tem no concelho. É uma prova que irá contar com inúmeras equipas, uma realidade que tem paralelo em Paredes que dispoe já de várias equipas e inúmeros atletas. Com esta competição, queremos divulgar a modalidade”, disse, salientando que esta prova é, também, uma oportunidade de potenciar esta prova nas várias freguesias do concelho.
“Investimos em infraestruturas e equipamentos e queremos rentabilizar esses mesmas instalações. Iremos disponibilizar autocarros, inúmeros almoços, pequenos-almoços, lanches, bebidas, entre outros serviços. É uma estrutura imensa e queremos que tudo corra pelo melhor. Reunimos atempadamente com a organização e queremos estar à altura deste evento”, frisou, sustentando que o orçamento da edição deste ano situa-se entre os 80 a 100 mil euro, também, fruto do aumento dos preços.

“Este é um dos principais eventos do concelho e não poderíamos deixar de apoiar esta competição”, adiantou, sublinhando que este torneio faz jus àquilo que tem sido a política desportiva da câmara municipal.
Alexandre Almeida manifestou, ainda, que esta prova é, também, uma oportunidade para os atletas e visitantes de vários países usufruírem do turismo, da cultura, do património e da gastronomia do território.
O presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins, confirmou que esta prova tem como objetivo fazer com que os atletas troquem experiências, confraternizem uns com os outros na promoção do andebol.
“Este ano coincidiu a data com a festas da cidade e se tudo correr bem, como esperamos, o evento nunca mais sairá desta data. Vai ser bom para os atletas disporem da parte competitiva, mas , também, usufruírem das festividades e de todo o seu ambiente. É mais um desafio”, disse, salientando que Paredes tem hoje condições para albergar uma competição deste calibre.

“Desde que Alexandre Almeida é presidente Paredes tem tido um desenvolvimento fantástico ao nível desportivo, com novos equipamentos e está a saber aproveitar isso e vai ser a capital do andebol enquanto quiser”, acrescentou.
O diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, reconheceu que o município de Paredes, nos últimos anos, tem feito uma aposta clara na criação de condições para a prática desportiva, quer ao nível das infraestruturas, quer ao nível da dinamização de modalidades.
“Este torneio tem uma componente competitiva, mas, também, de lazer, de conhecimento da realidade, que abrange todas as freguesias, integrando, ainda, uma componente de formação”, atalhou.
Vítor Dias realçou que urge apostar além da prática desportiva na literacia desportiva, isto é, conhecer o que envolve toda a componente desportiva.

“O desporto é um manancial de situações que vão desde o desporto escolar, da formação, do chamado alto remimento, com realidades específicas que têm de ser tratadas de forma particular”, concretizou.
A sessão de apresentação oficial do Paredes Handball Cup’22 contou, também, com as presenças do vice-presidente, Elias Barros, da vereadora, Beatriz Meireles, dos vereadores Paulo Silva e Renato Almeida e dos membros da organização do torneio, Carlos Arrojado e Luís Sousa.
Marcaram presença, ainda, os clubes de andebol do concelho, “Altis Clube de Paredes, o Clube Andebol Baltar, a Casa do Povo da Sobreira, a Promov Rebordosa Andebol, Sport Clube Nun`Álvares e Clube Gandra Andebol, dos Diretores e representantes dos agrupamentos de escolas do concelho e os presidentes das juntas de freguesia”.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Paços de Ferreira2023.01.29Paços de Ferreira: Serviços Municipais de Proteção Civil colocam sal em várias vias
Desporto2023.01.29Paredes perde, pela margem mínima, no Estádio das Laranjeiras, com Fafe
Desporto2023.01.28FC Felgueiras 1932 vence Vilaverdense
Marco de Canaveses2023.01.28Marco de Canaveses acolheu Corta-Mato Municipal de alunos