Novum Canal

mobile

tablet

Centenas de atletas de 29 países disputam 11 títulos europeus de BTT em Anadia
Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Centenas de atletas de 29 países disputam 11 títulos europeus de BTT em Anadia

Partilhar por:

Os primeiros títulos europeus em disputa no Campeonato da Europa que decorre em Anadia até 19 de julho são os de BTT.

Refira-se que o atleta júnior penafidelense, Tomas Gaspar, foi um dos selecionados para representar a seleção nacional  nos Campeonatos Europeus de BTT.

O ciclista vai marcar presença no BTT Curto (XCC), que se realizará esta quinta-feira, e no sábado para o XCO/BTT olímpico.

A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em nota informativa, que a “pista de Tamengos irá receber centenas de participantes oriundos de 29 países, que irão bater-se por 11 títulos de quatro disciplinas de BTT. A entrada é gratuita para o público”.

Já esta quarta-feira será dia de treinos e “em caso de necessidade, de qualificações para a disciplina de XCC (Cross Country Curto)”.

“As corridas pelas medalhas nesta especialidade estão marcadas já para quinta-feira. Às 11h30 correm as sub-19, duas horas mais tarde é a vez dos sub-19. As provas de elite estão agendadas para as 15h30, corrida feminina, e 17h30, competição masculina”, refere a federação que esclarece que “como a designação indica, o cross country curto disputa-se numa versão mais reduzida da pista de cross country olímpico (XCO)”.

Refira-se que a “pista de XCO de Tamengos tem 4 quilómetros, a de XCC ocupará parte desse perímetro, 1700 metros”.

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Já na sexta-feira serão disputados os “títulos europeus de estafeta mista (XCR), às 11h30. Trata-se de uma prova em que cada seleção participante alinhará com seis corredores”.

“Cada um cumpre uma volta e passa o testemunho a um companheiro de equipa”, acrescenta a mesma nota informativa que reforça que os “participantes serão dois corredores de elite, dois sub-23 e dois sub-19, em todos os casos um elemento masculino e outro feminino”.

Também na sexta-feira terá lugar a “competição de eliminação BTT (XCE)”, com a lista de inscritos desta disciplina a incluir “quatro corredores que se colocaram no top 10 do último Campeonato da Europa de elite, o campeão mundial Jeroen van Eck (Países Baixos), o vice-campeão, Lorenzo Serres (França), o sexto classificado, Jakob Klemencic, e o nono, Matic Zagar, ambos da Eslovénia”.

“ A lista de inscritos feminina é também poderosa, contando com a campeã em título, Gaia Tormena (Itália), com a terceira e com a sexta classificadas do Europeu anterior, Iryna Popova (Ucrânia) e Zuzana Safarova (Chéquia), respetivamente”, sublinha a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A mesma entidade informa que as “corridas de XCO, as únicas exclusivamente para sub-23 e sub-19, estão guardadas para sábado e domingo. No primeiro destes dias correm os mais novos, os rapazes às 11h00 e as raparigas às 14h00”, salientando que a “lista de inscritos em juniores masculinos conta com os dois primeiros do ranking mundial da categoria, o dinamarquês Gustav Pedersen e o alemão Paul Schehl, respetivamente, mas também com o número quatro da tabela, o germânico Lars Gräter, e o oitavo, o italiano Marco Betteo”.

No setor feminino estão registadas “cinco ciclistas do top dez mundial sub-19, a comandante do ranking, a suíça Monique Halter, a compatriota desta e número três do mundo, Lea Huber (medalha de bronze no Europeu 2021), a britânica Ella Maclean-Howell, quinta do ranking internacional, a helvética Anina Hutter, número sete internacional, e a ucraniana Mariia Sukhopalova, décima do ranking”.

O programa do Europeu de BTT fecha no domingo.

“ Às 11h00 começa a prova de XCO para Sub-23 Femininas e às 14h00 arranca da corrida de XCO para sub-23 masculinos. Entre as mulheres sobressai a neerlandesa Puck Pieterse, vice-campeã europeia em 2021 e vencedora da prova sub-23 da Taça do Mundo de XCO disputada há algumas semanas em Leoganga, Áustria”.

“Se esta última corrida servir de barómetro para o estado de forma das corredoras, teremos ainda de referir a dinamarquesa Sofie Pedersen, quarta classificada, a alemã Luisa Daubermann, quinta, a neerlandesa Fem van Empel, sexta, a suíça Noëlle Buri, sétima, a italiana Giada Specia, oitava, e a alemã Finja Lipp, décima. A portuguesa Raqueç Queirós, olímpica em Tóquio e décima no Mundial de 2021, é outra das figuras da corrida.”, reforça a federação que relembra que “no setor masculino de sub-23 há sete corredores que na prova da Taça do Mundo deste mês conseguiram colocar-se nos dez primeiros, o italiano Simone Avondetto, segundo classificado, o compatriota Filippo Fontana, terceiro, o suíço Luca Schätti, quarto, o compatriota Janis Baumann, quinto, o espanhol David Campos, sétimo, o helvético Simon Walter, oitavo, e o austríaco Mario Bair, nono”.

A Federação Portuguesa de Ciclismo esclarece, ainda, que a “pista, remodelada para estes Europeus tem todos os condimentos para proporcionar quatro dias de excelente espetáculo. A lista de inscritos, com boa parte dos melhores do mundo nas categorias sub-23 e sub-19 é outro fator a indicar qualidade. Espera-se a presença do público, que terá entrada gratuita, para criar o ambiente dos grandes acontecimentos mundiais de BTT”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!