Publicidade

(C/ VÍDEO) Lojas do Turismo do Porto e Santiago de Compostela acolhem “artes em madeira de Paredes”

Lojas do Turismo do Porto e Santiago de Compostela acolhem “artes em madeira de Paredes”

A loja do Turismo Porto e Norte, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, acolhe, no próximo sábado, dia 18 de junho, uma ação promocional da I Bienal – Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP).

A autarquia paredense destaca, em nota informativa, que o “dia será dedicado à mostra de trabalhos em madeira “feitos ao vivo” pelas mãos de um artesão que demonstrará as artes e os saberes deste trabalho artesanal e à exibição do vídeo promocional do FAMP 2022”.

O município recorda que no sábado, 23 de julho, é a vez de “Santiago de Compostela receber o Festival de Artes da Madeira de Paredes, com um artesão a trabalhar ao vivo, possibilitando a interação com o público, através da experimentação. A iniciativa repete-se a 13 de agosto no Welcome Center do Porto.“

“As ações de 23 de Julho e de 13 de Agosto, nas lojas de turismo, incluem uma “Performance Interativa” nas ruas próximas da lojas, convidando o público a esculpir uma peça em madeira, dando assim continuidade à obra de arte que o artesão estará a demonstrar”, reforça a câmara municipal que sustenta que “esta interação é um ato performativo de construção e de valorização de uma “peça de arte” que certamente despertará interesse dos visitantes”.

Fotografia: Câmara de Paredes

Refira-se que a “Bienal – Festival de Artes em Madeira de Paredes decorre de 24 de setembro a 9 de outubro com uma programação cultural eclética de acesso gratuito e que tem como missão homenagear e enaltecer o trabalho dos “Mestres de Paredes” que marcam a identidade do território, principal produtor e exportador de mobiliário português”.

O evento irá celebrar as “profissões ligadas à madeira e ao mobiliário e perpetuar as memórias, as artes e o saber-fazer dos Marceneiros, Entalhadores, Torneiros, Estofadores, Polidores, Carpinteiros e Escultores de madeira, profissionais que têm vido a escassear”.

“O Festival, promovido pelo Município de Paredes, pretende ser um importante legado para as crianças e jovens conhecerem e valorizarem as tradições do fabrico de móveis em madeira. As mulheres “Carreteiras” também serão reconhecidas e homenageadas neste evento”, acrescenta o comunicado enviado aos órgãos de comunicação social.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade