O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, esteve hoje em Matosinhos, a falar com trabalhadores da pesca, reunindo com o sindicato dos trabalhadores da pesca do norte.
Apesar do reinício da pesca da sardinha, persistem os problemas num setor que têm vindo a ser sacrificado pelas opções dos sucessivos governos e pelas regras da EU.

O baixo preço na lota não permite fazer face aos custos de produção, a começar pelos combustíveis. Para além disso, são necessárias garantias que os apoios recentemente anunciados cheguem efetivamente aos pescadores e que não fiquem limitados ao cerco e ao arrasto, abrangendo também a pesca artesanal.
A situação serve para reforçar a justeza das propostas do PCP no que toca ao plano das pescas, propondo-se várias medidas que visam o desenvolvimento da atividade em Portugal, assegurando os rendimentos e condições de segurança para os pescadores, como planos de Intervenções em Barras e Portos de Pesca, Programas de apoio à pesca local e costeira e a criação de um subsídio aos combustíveis para a pesca artesanal e costeira, entre outros.
