O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Serviço de Cardiologia, associa-se ao Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia para assinalar a Semana Europeia de Sensibilização para a Insuficiência Cardíaca, que inicia esta segunda-feira e termina dia 8 de maio.
O CHTS realça, em nota informativa, que “no Hospital Padre Américo, de 2 a 4 de maio, estará patente, no átrio do hospital, uma seleção de posters com informação dirigida ao público em geral sobre a insuficiência cardíaca e, paralelamente, vão ser também emitidos vídeos informativos acerca desta problemática”.
No dia 4 de maio, durante a manhã, está marcada a “assinatura de protocolo entre o CHTS e a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) que cederá tablets à Clínica de Insuficiência Cardíaca (CIC) com o objetivo de os disponibilizar aos doentes com mais necessidade de contactos frequentes, de modo a poderem fazer consultas não presenciais com imagem”.
“ O local do país onde a AADIC tem mais sócios é a área influência do CHTS, a maioria dos sócios são doentes da CIC, sendo este o motivo para a atribuição deste equipamento”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.
Ainda no dia 4 de maio, no centro da cidade de Penafiel (Largo da Misericórdia), a partir das 14h30 terá lugar um encontro, também com o objetivo de “sensibilizar a população para a Insuficiência Cardíaca. Durante a próxima semana a fachada da Igreja da Misericórdia vai estar iluminada e haverá cartazes de sensibilização”.
A atividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
Entre os dias 2 e 8 de maio, à noite, o Hospital Padre Américo estará iluminado através da projeção de um coração gigante na fachada.
O CHTS esclarece que a “ Semana Europeia de Sensibilização para a Insuficiência Cardíaca, promovida pela Heart failure Association da Sociedade Europeia de Cardiologia, tem como objetivo juntar grupos de trabalho e associações europeias em atividades que alertem para a importância de reconhecer precocemente os sintomas da insuficiência cardíaca, obter um diagnóstico preciso e receber o tratamento adequado”.