A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, no concelho de Paredes, celebra, esta quarta-feira, o seu 52.ª aniversário.
O momento alto das comemorações decorre este sábado, com a inauguração do novo quartel, cuja cerimónia irá contar com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Ao Novum Canal, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, José Freitas, destacou que a nova estrutura, cuja inauguração além do ministro irá contar com a presença do presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, várias individualidades e instituições, era uma necessidade e um sonho que vinha sendo perseguido há muitos anos.
José Freitas realçou que a nova estrutura vem colocar um ponto final à falta de condições do antigo quartel, sem condições logísticas e materiais para acomodar operacionais e viaturas.
“A construção do novo espaço era um sonho perseguido há vários anos e representa o concertar de esforços da estrutura diretiva da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, do corpo de bombeiros e de várias entidades”, disse, reconhecendo que apesar da pandemia e das dificuldades que esta criou em vários domínios foi possível concretizar a obra num espaço de menos de dois anos.
Falando das valências do novo quartel, José Freitas destacou que o novo equipamento foi construído de raiz, dispõe de condições únicas em termos logísticos, conseguindo acomodar as 33 viaturas de socorro da associação.
O responsável do corpo ativo manifestou, ainda, que o novo equipamento permite articular numa simbiose perfeita a parte administrativa com a operacional, mantendo cada uma a sua independência, sendo possível saírem do novo quartel 24 viaturas em simultâneo.
José Freitas declarou, ainda, que o novo quartel está numa zona central da cidade, o que possibilita a saída célere de operacionais e viaturas em casos urgentes.
Referindo-se ao 52.º aniversário da instituição, o comandante dos Bombeiros de Lordelo assumiu ser uma “honra” gerir o corpo ativo, reconhecendo que a inauguração do novo quartel é uma mais-valia para o socorro, mas, também, para os operacionais que passam a dispor de condições invejáveis.
José Freitas confirmou, ainda, que a inauguração das novas instalações são, também, um ponto de partida para atrair os mais jovens para exercerem o voluntariado.
O programa das comemorações do 52.º aniversário inicia com o hastear das bandeiras, a imposições de condecorações de medalhas de assiduidade, uma romagem ao cemitério em memória dos bombeiros já falecidos.
No sábado à tarde realiza-se a formatura geral, seguida da receção à entidades e a bênção das instalações do novo quartel.
As comemorações prosseguem depois com a sessão solene e as condecorações do crachá de ouro ao corpo de Bombeiros de Lordelo, realizando-se de seguida um desfile apeado e motorizado.
A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lordelo recorreu, à sua publicação oficial online, para assinalar a data dos 52.º aniversário recordando que há “52 anos atrás iniciava uma grande história”. A instituição reforça, ainda, a vontade de continuar com a mesma garra de continuar a escrever as páginas desta instituição.
Também a Câmara de Paredes recorreu à sua página oficial para parabenizar a instituição pelo seu aniversário.
“A Câmara Municipal de Paredes felicita a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo pelo seu 52º aniversário, assinalado hoje, dia 11. Neste dia de aniversário, o município agradece o espírito de missão, altruísmo e dedicação dos fundadores, órgãos sociais, direção, comando e bombeiras e bombeiros da corporação”, lê-se na curta nota que o município partilhou que deseja votos de “uma excelente mudança para o novo quartel”.
Os Bombeiros Voluntários de Lordelo foram fundados em a 11 de maio de 1970 e conta com 97 ativos.