A exposição “Isto não é só um quadro: António Cardoso para além da evidência” será inaugurada no próximo sábado, 7 de maio, por volta das 16 horas, na Casa-Atelier José Marques da Silva da Fundação Marques da Silva.
O evento serve como uma homenagem ao legado do artista, professor, investigador e museólogo que faleceu no ano passado, um homem que se distinguiu pela atenção ao outro, pela bondade e espírito conciliador, mas também pela exigência de qualidade e procura de sentido em tudo que fazia.
“O professor António Cardoso será sempre um elo muito forte entre o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e a Fundação Marques da Silva. A sua presença será sentida nas duas instituições. Acreditamos que este vai ser o primeiro projeto de um estreitar de ligações que teremos todo o interesse em continuar e aprofundar” refere Rosário Correia Machado, responsável pelo departamento de Cultura do Município de Amarante.
António Cardoso desempenhou um papel determinante no processo que viria a criar a Fundação Marques da Silva e na construção do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante. As suas pinturas, desenhos e gravuras foram amplamente expostas e encontram-se representadas em coleções particulares ou públicas.
A exposição é curada por um grupo de 5 pessoas, incluindo a filha Susana Cardoso. Esta estará aberta até ao dia 17 de setembro de 2022, de segunda a sábado, entre as 14 horas e as 18 horas.