A iniciativa insere-se no plano Reativar o Turismo – Construir o futuro e contempla um vasto plano de formação gratuito para todos os agentes turísticos, envolvendo o Turismo de Portugal e a Escola de Hotelaria do Turismo do Porto.
O protocolo, assinado no passado dia 6 de abril, insere-se na estratégia de turismo definida pelo governo e tem como objetivo maior estimular a economia e a atividade turística através da capacitação de todos os agentes turísticos.
Da assinatura deste protocolo entre o Município, o Turismo de Portugal e a prestigiada Escola de Hotelaria e Turismo do Porto resultará um conjunto de medidas que visam superar os objetivos e metas de sustentabilidade económica, ambiental e social, enquanto promovem ao mesmo tempo o Turismo ao longo de todo o ano.
Com a celebração deste protocolo, as três entidades, comprometem-se a desenvolver um Programa de Formação que seja mais próximo das Pessoas e mais próximo das necessidades dos territórios, com vista à sua capacitação na “Arte da Hospitalidade”, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills que sejam identificadas necessárias.
Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal, a celebração deste protocolo “acrescenta valor ao setor do turismo, porque está centrado na formação de elevada qualidade, de forma gratuita”.
“O Turismo é um setor em franca expansão e uma a posta do Município de Celorico de Basto. É um setor de atividade feito por pessoas, para pessoas, por isso a capacitação dos recursos humanos e a formação de todos os agentes do turismo são fatores-chave para o sucesso”, concluiu.