EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

CCDR-Norte recebe luz verde para extensão de trabalhos de remoção de resíduos em São Pedro da Cova

Trabalhos complementares serão plenamente retomados e têm duração prevista de quatro meses

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) obteve visto prévio do Tribunal de Contas para a extensão do contrato dos trabalhos de remoção de resíduos perigosos depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, tendo em vista a sua conclusão em definitivo.

Esta extensão de trabalhos, com um valor estimado em cerca de dois milhões de euros, resulta da recente identificação de mais 17.000 toneladas de resíduos no local, situadas em depressões do terreno com área e profundidade apreciáveis ou relativas a vários maciços ferrosos (também contaminados), com densidade cerca de cinco vezes superior à densidade média da massa dos resíduos.

Com a obtenção do visto prévio junto do Tribunal de Contas, serão agora plenamente retomados os trabalhos complementares previstos no local e remontado todo o estaleiro de obra, sendo a duração estimada para a sua conclusão de quatro meses. Estes trabalhos complementares já haviam sido autorizados pelo Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 16/2022, de 27 de janeiro de 2022, representando um investimento adicional de dois milhões de euros.

Até à data, foram removidos das antigas minas de São Pedro da Cova 275.300 toneladas de resíduos perigosos, depositados no local há 20 anos, num investimento superior de 27 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental e por fundos comunitários. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) é a entidade responsável pelos estudos de medição e caracterização dos resíduos depositados nas antigas minas.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade