D. Armando Esteves Domingues visitou, esta manhã, o ISCE Douro, no âmbito das visitas pastorais que está a realizar pela região.

No final da visita, D. Armando Esteves assumiu que o ISCE Douro é já uma referência no ensino superior na região, sendo um parceiro fundamental desta comunidade, uma instituição vocacionada para o ensino, que tem feito um percurso de crescimento seja no que toca ao universo de alunos, seja na oferta formativa que integra presentemente.

“Estou feliz por ter participado nesta vista pastoral, que é das coisas mais antigas que existe na Igreja Pastoral. Já os grandes apóstolos fizeram viagens a várias comunidades. Desde sempre os bispos têm feito visitas pastorais que são feitas em ligação com o pároco local. Tive a oportunidade de visitar várias instituições no concelho de Penafiel o que me permitiu fazer uma radiografia do tecido religioso, mas, também, social, sejam às instituições autárquicas, culturais, recreativas”, disse, salientando que é destas visitas e encontros que é possível conhecer aquilo que são as dificuldades e adversidades com o tecido social está confrontado, mas, também, as preocupações, os anseios e desafios das comunidades.

“Às vezes, as pessoas podem ter uma perceção que estamos nos gabinetes fechados, mas o nosso trabalho é também este, no contacto com as pessoas”, afirmou.

O presidente do ISCE Douro, Rui Brito Fonseca, relevou a importância destas visitas pastorais.
“Esta deslocação ao ISCE Douro surge, também, no contexto de proximidade que a instituição que dirijo tem estabelecido com a paróquia de Penafiel, nomeadamente com o Padre Paulo Jorge. Depois de um primeiro contacto do Padre Paulo Jorge para recebermos o bispo auxiliar, logo de imediato acedemos à possibilidade de ter cá D. Armando Esteves”, avançou, reconhecendo que o foco de interesse destas visitas passa por sentir as preocupações da comunidade e ficar a conhecer as diferentes dinâmicas da comunidade, assim como as suas forças vivas.

“É vital existir uma crescente colaboração entre a Igreja e a comunidade”, confirmou, reconhecendo que esta visita ao ISCE Douro permitiu ao Bispo Auxiliar do Porto ficasse, ainda, a conhecer a evolução registava na instituição, neste últimos sete anos, assim como a sua oferta de ensino e a aposta que tem sido feita na sua qualidade.

“ Este é um projeto que está em Penafiel, que pretende ficar em Penafiel, quer crescer de forma sustentada. Encaro esta visita, também, como um reconhecimento pelo trabalho que o ISCE Douro tem realizado”, atalhou, confirmando que a colaboração com a paróquia de Penafiel tem sido bastante profícua e é para manter.

“Estamos sempre à disposição da paróquia. Esta é uma relação que se construiu e queremos que continue a crescer”, declarou.
