O deputado socialista penafidelense, Paulo Araújo Correia, eleito pelo círculo eleitoral do Porto, questionou na Assembleia da República, o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, acerca do encerramento do aterro sanitário de Rio Mau.
Na sua alocução, Paulo Araújo Correia recordou que esta é uma ambição há muito perseguida pelos penafidelenses, que tem sido sucessivamente prometida e nunca concretizada.
“Falo do aterro sanitário instalado na freguesia de Rio Mau, no concelho de Penafiel, um aterro sanitário que já ultrapassou em mais do dobro do seu período de vida útil pelo que já há muitos e longos anos deveria ter sido encerrado, mas que continua infelizmente em atividade”, disse, salientando que o seu funcionamento coloca em causa a segurança dos rios, atrai inúmeros animais errantes com todos os problemas associados a este constrangimento, comprometendo, também, a beleza natural de toda a área.
O deputado socialista recordou que esta é uma atividade que há mais de duas décadas impede a comunidade de usufruir da beleza da Serra da Boneca.
“Conheço bem o senhor ministro, a sua forma de pensar e a sua maneira de atuar, pelo que sei bem a prioridade que dá às questões ambientais e a sua capacidade de concretização. Nesse sentido, senhor ministro a pergunta que lhe quero colocar é se o povo de Penafiel pode contar com o seu empenho para assegurar aquela que é uma aspiração do nosso povo, uma aspiração há muito prometida, mas nunca concretizada, que é o encerramento sanitário do Rio Mau”, avançou.