O Movimento Rio Douro (#MovRioDouro) irá comemorar, no dia 21 de maio, o Dia Mundial da Migração dos Peixes através de uma caminhada interpretativa pelas margens do rio Sousa, com atividades de sensibilização ambiental em plena Paisagem Protegida do Sousa Superior.
A organização destaca que o ponto de encontro é no parque de Vilela, freguesia da Aveleda, Lousada às 9h15, com a caminhada a iniciar-se às 9:30.
O percurso é circular e terá a extensão de aproximadamente três quilómetros, sendo que “durante a caminhada os participantes serão guiados por Biólogos da Paisagem Protegida do Sousa Superior que partilharão o seu conhecimento sobre a diversidade e riqueza natural da paisagem”.
A organização reforça que haverá “um momento em que se realizará pesca científica, recolha de bioindicadores da qualidade do rio e identificação de barreiras à passagem de peixes”, sustentando que caminhada à Descoberta do Rio Sousa, tem como objetivo “promover a proteção dos rios e dos peixes, sensibilizando a população para a necessidade de proteger os ecossistemas da construção de novas barreiras – como açudes e barragens”.
Com esta atividade pretende-se, ainda, “melhorar a regulamentação das existentes, possibilitando verdadeiros caudais ecológicos e uma continuidade fluvial com eficazes passagens para peixes e pequenas embarcações”.
“Criada em 2014 pela World Fish Migration Foundation, o Dia Mundial da Migração dos Peixes é uma data móvel que ocorre a cada dois anos. Pretende-se assim chamar a atenção para a necessidade de se manter ou recriar condições nos cursos de água doce para a vida das espécies piscícolas e a salvaguarda ambiental”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.