EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

(C/VÍDEO) “Barcos do Tâmega” de António Aires apresentado no Museu Municipal de Amarante

No próximo domingo, dia 8 de maio, vai ser apresentado o livro “Barcos do Tâmega” de António Aires, às 16h00, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante.

O resultado de uma vasta investigação, da leitura de fontes bibliográficas e de um contínuo trabalho de campo, “Barcos do Tâmega” aborda aspetos etnográficos que merecem ser fixados para conhecimento vindouro, e da história local, alguns desconhecidos ou esquecidos. Alguns dos documentos apresentados estão a ser usados pela primeira vez.

Neste livro, editado pela Câmara Municipal de Amarante, são abordados temas como a navegabilidade do Tâmega, a pesca, as pontes, as barcas de passagem, os barcos, as cheias e o garimpo do estanho nas areias do Tâmega.

Fonte: Município de Amarante

É também feito um levantamento de todo o património construído, associado aos inúmeros açudes, desde o centro de Amarante até ao limite da freguesia de Rebordelo, as praias fluviais, a exploração de areias, lavadeiras e outros assuntos de valor etnográfico.

António Francisco Esteves Aires, autor de “Barcos do Tâmega”, nasceu a 18 de dezembro de 1955, em Amarante (São Gonçalo). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e professor aposentado.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade